Educação da Paraíba promove III Ciclo Formativo Alfabetiza Mais Paraíba

Terceira Formação Alfabetiza Mais Pb_Delmer Rodrigues (21).jpg
Terceira Formação Alfabetiza Mais Pb_Delmer Rodrigues (18).jpg
Terceira Formação Alfabetiza Mais Pb_Delmer Rodrigues (14).jpg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios realizou nesta segunda-feira (22), a abertura do III Ciclo de Formativo do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba. O evento reuniu 85 profissionais de educação comprometidos com as diretrizes do Pacto pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa. A novidade desta formação é a participação de formadores que atuam no ensino infantil, que compreende de zero a cinco anos de idade.

A formação ocorre até a próxima quarta-feira (24), e é direcionada para articuladores de gestão do Estado, articuladores indicados pela Undime, articuladores de formação e os 14 formadores regionais. O objetivo é formar esses profissionais da educação que vão repassar o treinamento para os formadores municipais em seguida para os professores dos 223 municípios paraibanos.

Dentro da programação da formação serão trabalhados Educação Infantil, a qual abordará no primeiro dia o tema "Contextualização da Educação Infantil e suas Ações em Regime de Colaboração" e no segundo dia a temática será "Do planejamento as vivências: o papel dos profissionais da Educação Infantil para a garantia do desenvolvimento e aprendizagem das crianças".

Sobre a alfabetização será debatido sobre "O papel da Consciência Fonológica para o processo de Alfabetização Consciência Fonológica: A descoberta dos sons". Ainda será trabalhado, o Ciclo de gestão da aprendizagem que compreende o "Acompanhamento Monitoramento e Avaliação: Rotina (Agenda do Gestor Escolar) e a "Gestão Escolar: Liderança Pedagógica e Acompanhamento na Gestão de Sala de Aula".

Neste III Ciclo Formativo teve como novidade a inserção da equipe da Educação Infantil do Estado, que está vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que fazem parte do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). Esses profissionais do LEEI irão promover uma formação para os professores que trabalham na educação infantil de todos os municípios do estado.

A abertura da formação contou com a participação de 10 estudantes surdos da ECI Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima, que trouxeram a apresentação “Forrozeando em Libras”. Em seguida foi apresentado todo o calendário de atividades após a formação. O secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, detalhou a importância da formação continuada.

“Estamos fazendo uma junção neste III Ciclo e trazendo uma nova dinâmica com os formadores de educação infantil com o LEEI e vamos formar, acompanhar os municípios e as regionais com a modalidade da educação infantil de zero a três anos de idade, essa é a novidade do evento. É daí onde entra de verdade o propósito da Primeira Infância que o nosso Governador João Azevedo disponibilizou 223 creches, das quais 39 estão prontas e outras em construção e em paralelo estamos fazendo essa formação pedagógica e terão mais novidades”, frisou o secretário.

O ciclo de formação

De acordo com ao gerente Kaline Barbosa, essas formações são necessárias para que toda a equipe escolar, que trabalha em escolas de Ensino Fundamental, conheça todo o processo necessário para a alfabetização de cada criança.

“O diferencial dessa formação é que vamos trabalhar também com o gestor de cada escola, com o supervisor para favorecer essa prática junto aos estudantes e ter o engajamento de todos nesse propósito. Não é só o professor que precisa saber se o estudante está lendo ou não, em que fase da leitura está, mas toda a equipe escolar deve estar atenta e fazer esse Pacto de Alfabetizar”, destacou a gerente operacional, Kaline Barboza.

O professor de matemática e formador bolsista do Programa Alfabetiza Mais Paraíba na 3ª GRE, Leonardo Brito, acredita que essa formação ajudará os professores com as demandas de sala de aula e ajudará a trabalhar melhor com os materiais didáticos da Coleção Veredas, disponibilizados pelo Governo da Paraíba a todos os municípios do estado.

“Essa formação possibilita nova visão a respeito de que está sendo trabalhado atualmente na questão de ensino aprendizagem da alfabetização e para que possamos levar isso para as escolas para que os professores conheçam e possam replicar em sala de aula. E quanto mais utilizamos materiais como o Veredas, mais fácil é a aprendizagem dos alunos. E se utilizamos a tato, a audição e a visão nesse processo mais rápido eles conseguem compreender os conceitos que estão sendo utilizados”, comentou.