Educação da Paraíba participa de abertura do III Congresso e Fórum Extraordinário de Educação da Undime

publicado: 10/07/2024 19h20, última modificação: 10/07/2024 19h20
DNS_5102.jpg
DNS_5141.jpg
DNS_5019.jpg
DNS_4887.jpg
DNS_4908.jpg
DNS_5222.jpg
DNS_5238.jpg

Representantes da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) participaram nesta quarta-feira (10) da abertura do III Congresso e Fórum Extraordinário de Educação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Paraíba (Undime-PB). O evento direcionado para profissionais da educação acontece no Centro de Convenções de João Pessoa até o dia 12 de julho.

O III Congresso visa trazer aos profissionais da educação as principais atualizações e resoluções sobre a educação. Além de palestras sobre Saúde Socioemocional, mesa redonda com orientações dos órgãos de controle para melhor utilização dos recursos para área. Também terá discussões sobre racismo, inclusão e apresentação dos projetos "Esperança no Espaço" e "Cine Jericóllywood Transformando a Educação pelo audiovisual" vencedores do Prêmio Led. A palestra de abertura do evento foi sobre Ética e Educação com a filosofa Terezinha Rios.

Para o secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho, a Secretaria de Estado precisa estar em parceira com as secretarias municipais para a construção e união de forças que contribuirão com o crescimento da educação.

“Nossa presença nesse evento como secretaria, auxiliando a Undime a promover esse evento, é um gesto para transmitir aos secretários municipais que as necessidades deles são nossas, as soluções são comuns e estaremos lado a lado, seja para conveniar e ajudar na alfabetização ou por meio de construção de creches e obras de novas escolas que o Estado já vem fazendo em diversas cidades paraibanas. Também contamos com o apoio dos secretários que estão na ponta ao lado dos gerentes regionais, gestores escolares e professores para que possam nos auxiliar na construção de Educação de qualidade na Rede Pública Estadual. Isso é uma troca de ações e de gestos e um apoio mútuo sempre pesando no estudante”, frisou Wilson.

O evento conta com a presença de secretários da educação dos 223 municípios. Uma dessas representantes é a secretária municipal da Educação da cidade de Sertãozinho, Bruna Nunes. Nesta semana foi entregue ao município, a reforma e ampliação da ECI João de Freitas Mouzinho.

“A escola está muito linda, a cidade estava toda preparada para receber o prédio e foi mais do que nossas expectativas, quando vimos tudo como ficou, ficamos impactados. Foi um sonho que se tornou realidade”.

A secretária destacou ainda a importância da participação do evento da Undime para ampliar os conhecimentos em gestão. “Fiquei encantada com a programação do Congresso, pois trouxe temas que realmente as secretarias estavam precisando discutir e trocar experiências e com temas atualizados. Espero que nossos objetivos sejam atingidos e que possamos levar esse conhecimento aos outros profissionais da educação do nosso município”, comentou Bruna.

O secretário executivo de Cooperação com os Municípios na Paraíba, Erivonaldo Alves, destacou a importância da cooperação dos municípios para agregar no trabalho que está sendo feito na Educação da Paraíba.

“Essa equipe de técnicos e secretários é uma equipe forte e faz acontecer e os resultados deles vão repercutir positivamente na nossa gestão. Estão aqui equipes de formadores, coordenadores e especial os secretários de educação eles que fazem esse grande diferencial para que todos nós possamos alfabetizar e valorizar. São três pontos: avaliar, formar e acompanhar esse é nosso tripé da educação do Ensino Fundamental desde a educação infantil e o Regime de Colaboração contribui com isso”, detalhou.

O presidente da Undime Paraíba, Michael Lopes, reforçou que o III Congresso e Fórum Extraordinário de Educação um evento para tratar de assuntos sobre o futuro da educação.

“Vamos debater, conversar, tirar dúvidas. É um momento de reunir mais de 500 profissionais da educação para que possamos ampliar a visão de assuntos que serão explanados durante o evento. Também estamos trazendo estandes de empresas que prestem serviços a educação, como fornecedores de materiais e outros produtos e fazer um network e quem sabe fechar boas parcerias”, explicou.