Notícias
Educação apresenta projeto de reestruturação da escola Dom Moisés Coelho que beneficiará cerca de mil estudantes em Cajazeiras
A sede da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) foi o local escolhido para uma importante reunião entre representantes da Gerência de Obras e da 9ª Gerência Regional de Educação, nesta quinta-feira (02). O objetivo foi apresentar o projeto de reconstrução da nova Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho, localizada em Cajazeiras. A iniciativa, que visa atender às demandas da região, beneficiará aproximadamente mil estudantes, oferecendo uma infraestrutura moderna e completa para a comunidade estudantil local.
O projeto arquitetônico prevê a construção de um prédio de estrutura moderna com 14 salas de aula, ginásio, quadra de areia, auditório, laboratórios e área de convivência externa. Além disso, a escola será climatizada, proporcionando um ambiente confortável e propício para o aprendizado. A iniciativa, de acordo com os presentes, deve ser apresentada durante a plenária do Orçamento Democrático Estadual na região, prevista para o dia 10 de maio, evidenciando o compromisso do governo em ouvir e atender às necessidades da população.
Jaime Galdino foi o arquiteto e urbanista responsável pelo projeto e ressalta a importância de adaptar a estrutura da escola às necessidades específicas da comunidade de Cajazeiras. Ele destacou que a nova escola será desenvolvida levando em consideração a identidade local, garantindo assim uma educação mais alinhada com a realidade dos estudantes. "O projeto visa atender as necessidades que os estudantes da Dom Moisés precisam, além de uma identidade com a comunidade. A gente traz isso através do pátio central, através da implantação de vários equipamentos. Logo, a gente consegue difundir aquilo que o Estado já vem fomentando nas outras escolas, mas de uma forma direcionada com a região".
A gerente de obras, Anna Vitória, enfatiza o desafio que representa a elaboração desse projeto, mas também a importância da parceria com a gestão escolar e regional. “Todos os nossos projetos estão sendo construídos em parceria com as gerências regionais, com a Secretaria de Executiva de Gestão Pedagógica. É um esforço mútuo para que nós possamos adequar as escolas às normas técnicas vigentes, ao plano de ação do Governo Federal e do Governo do Estado”, conta. Vitória ainda explica que com o projeto da Dom Moisés Coelho finalizado, o próximo passo será a finalização do orçamento para a abertura de licitação e início das obras. “A previsão é que, ainda esse ano, a gente inicie com as obras para trazer para a população a ação do governo, do secretário Roberto e do nosso governador, João Azevedo”.
Representando a educação da região, a gerente regional da 9ª Gerência Regional de Educação, Fernanda Chagas, confirma a importância histórica desse projeto para a comunidade escolar. “Essa é uma escola que faz parte da história da educação de Cajazeiras, a cidade que ensinou a Paraíba a ler, que é o lema que nós carregamos no Sertão. É uma escola com uma representação muito importante para a comunidade e que nesse momento sente sua falta. Com certeza todos saem ganhando um projeto que atende toda a necessidade da comunidade com um olhar muito atencioso e muita qualidade”, finaliza.