Educação apresenta projeto de reestruturação da escola Dom Moisés Coelho que beneficiará cerca de mil estudantes em Cajazeiras

publicado: 02/05/2024 16h58, última modificação: 02/05/2024 16h58
FOTO: RIZEMBERG
02 05 2024 APRESENTACAO DA NOVA ESCOLA DE CAJAZEIRAS DOM MOISES FOTO RIZEMBERG (72).jpg
02 05 2024 APRESENTACAO DA NOVA ESCOLA DE CAJAZEIRAS DOM MOISES FOTO RIZEMBERG (51).jpg
02 05 2024 APRESENTACAO DA NOVA ESCOLA DE CAJAZEIRAS DOM MOISES FOTO RIZEMBERG (3).jpg
02 05 2024 APRESENTACAO DA NOVA ESCOLA DE CAJAZEIRAS DOM MOISES FOTO RIZEMBERG (6).jpg

A sede da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) foi o local escolhido para uma importante reunião entre representantes da Gerência de Obras e da 9ª Gerência Regional de Educação, nesta quinta-feira (02). O objetivo foi apresentar o projeto de reconstrução da nova Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho, localizada em Cajazeiras. A iniciativa, que visa atender às demandas da região, beneficiará aproximadamente mil estudantes, oferecendo uma infraestrutura moderna e completa para a comunidade estudantil local.

O projeto arquitetônico prevê a construção de um prédio de estrutura moderna com 14 salas de aula, ginásio, quadra de areia, auditório, laboratórios e área de convivência externa. Além disso, a escola será climatizada, proporcionando um ambiente confortável e propício para o aprendizado. A iniciativa, de acordo com os presentes, deve ser apresentada durante a plenária do Orçamento Democrático Estadual na região, prevista para o dia 10 de maio, evidenciando o compromisso do governo em ouvir e atender às necessidades da população.

Jaime Galdino foi o arquiteto e urbanista responsável pelo projeto e ressalta a importância de adaptar a estrutura da escola às necessidades específicas da comunidade de Cajazeiras. Ele destacou que a nova escola será desenvolvida levando em consideração a identidade local, garantindo assim uma educação mais alinhada com a realidade dos estudantes. "O projeto visa atender as necessidades que os estudantes da Dom Moisés precisam, além de uma identidade com a comunidade. A gente traz isso através do pátio central, através da implantação de vários equipamentos. Logo, a gente consegue difundir aquilo que o Estado já vem fomentando nas outras escolas, mas de uma forma direcionada com a região".

A gerente de obras, Anna Vitória, enfatiza o desafio que representa a elaboração desse projeto, mas também a importância da parceria com a gestão escolar e regional. “Todos os nossos projetos estão sendo construídos em parceria com as gerências regionais, com a Secretaria de Executiva de Gestão Pedagógica. É um esforço mútuo para que nós possamos adequar as escolas às normas técnicas vigentes, ao plano de ação do Governo Federal e do Governo do Estado”, conta. Vitória ainda explica que com o projeto da Dom Moisés Coelho finalizado, o próximo passo será a finalização do orçamento para a abertura de licitação e início das obras. “A previsão é que, ainda esse ano, a gente inicie com as obras para trazer para a população a ação do governo, do secretário Roberto e do nosso governador, João Azevedo”.

Representando a educação da região, a gerente regional da 9ª Gerência Regional de Educação, Fernanda Chagas, confirma a importância histórica desse projeto para a comunidade escolar. “Essa é uma escola que faz parte da história da educação de Cajazeiras, a cidade que ensinou a Paraíba a ler, que é o lema que nós carregamos no Sertão. É uma escola com uma representação muito importante para a comunidade e que nesse momento sente sua falta. Com certeza todos saem ganhando um projeto que atende toda a necessidade da comunidade com um olhar muito atencioso e muita qualidade”, finaliza.