Notícias
ECIT Obdulia Dantas promoveu II Festival de Arte, Cultura e Ciências
A ECIT Obdulia Dantas, localizada na cidade de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, promoveu nos dias 03 e 04 de dezembro o II Festival de Arte, Cultura e Ciências com o tema “Fuxiculô: arte, cultura, identidade e tradição”. O evento contou com exposições de mostra científicas, trabalhos artísticos e apresentações teatrais. Os estudantes tiveram a orientação dos professores no desenvolvimento de todas as atividades expostas.
Os estudantes fizeram revezamento das encenações de peças teatrais criadas com base em obras literárias e também levantaram temas de importantes que refletem diretamente na sociedade. Uma delas foi a “Uma nova versão para a história de chapeuzinho vermelho”, relacionada ao combate ao uso de drogas. Outra apresentação foi da Negritude e Branquitude: vem por aqui, que trabalhou o preconceito racial.
“O Festival é muito importante para nossa escola e estudantes, pois fortalece o desenvolvimento da identidade artístico cultural e protagonismo juvenil autêntico. Além de estimular o processo de pesquisa e criatividade de forma transversal. Essa feira tem uma importância significativa para a escola, assim como para a cidade, resgatando e valorizando as origens culturais de nossa região”, frisou Erica Renata Sá, gestora da ECIT.
Além das peças teatrais, os estudantes e professores realizaram exposições como a Fuxiculô, trabalho com pesquisa e desenvolvimento da técnica artesanal de fuxico, ainda presente nos artesanatos da Paraíba. Também foram expostos, desenhos utilizando o pigmento extraído de produtos naturais, pintura em telas baseados em obras literárias, portfólio de redação, portfólio de artes populares, coleção de ervas medicinais e maquetes produzidas com material reciclável.