ECIT Linduarte Noronha promove “Feira das Eletivas” e apresenta dez disciplinas aos estudantes

publicado: 28/02/2024 15h39, última modificação: 28/02/2024 15h39
WhatsApp Image 2024-02-28 at 15.31.30.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-28 at 15.31.30 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-28 at 15.31.30 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-28 at 15.31.30 (1).jpeg

A Escola Cidadã Técnica Integral (ECIT), Cineasta Linduarte Noronha, localizada no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa, realizou nesta quarta-feira (28), a "Feira das Eletivas". O evento faz parte das novas práticas da ECITs para apresentar as disciplinas Eletivas I e II disponíveis aos estudantes do Ensino Médio e Técnico das escolas da Rede Estadual de Ensino. As eletivas contribuem com o Projeto de Vida e o Protagonismo.

Durante a Feira, os professores apresentaram sete disciplinas das Eletivas I que são destinadas aos estudantes da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. São elas: ‘Os Cientistas Malucos e a Engenhoca Explosiva’, ‘Racha Cuca’, ‘Pense com Animação’, ‘BioTur: Explorando Ecossistemas para o Turismo’, ‘Santo de Casa não faz milagre’, ‘Planejamentos de roteiros turísticos no Vale do Gramame’ e ‘Nossa essência: Atrai ou expele?’.

Com a incrementação do currículo foram inseridas as Eletivas II que serão oferecidas apenas aos estudantes da 1ª série. As novas disciplinas são Práticas Integradoras, Eletivas II e Aprofundamento I e II. Cada disciplina eletiva I e II terão duas aulas por semana.

“A proposta da eletiva é justamente conversar com o sonho do nosso estudante e fortalecer o projeto de vida dele, eles vão escolher aquilo que eles gostam de trabalhar e isso ajuda no desenvolvimento. Os professores estão mostrando na Feira os atrativos de cada eletiva para os alunos escolherem”, comentou a coordenadora pedagógica da ECIT, Elizângela Dunga Sousa.

A estudante protagonista Rayssa Pereira, 18 anos, está na 3ª série do Ensino Médio na ECIT. Ela participou da feira para escolher a nova disciplina eletiva que vai cursar nos próximos seis meses.

“O objetivo da eletiva é nos ajudar no nosso projeto de vida. Fiz quatro eletivas diferentes durante as 1ª e 2ª séries sobre robótica e educação física. Este ano estou pensando em me inscrever nas eletivas que abordam Turismo e de biologia, pois achei bem interessantes as propostas e tenho um pouco de dificuldade em biologia, então vai me ajudar a entender melhor. Isso também vai me ajudar a pensar a escolher o que pretendo cursar na universidade”, relatou.

A professora de Educação Física, Claudiana Maria da Silva vai ministrar a eletiva Racha Cuca, que trabalha com as disciplinas de Educação Física e Matemática. O intuito é trabalhar com jogos que envolvam raciocínio lógico, criatividade e vários desafios para que os alunos estudem a matemática na prática.

“Vamos utilizar jogos de tabuleiro como dama, xadrez, trilha, jogos de perguntas e respostas e outros para despertar o interesse dos estudantes pela matemática por meio da Educação Física”, completou.

Também participaram da “Feira das Eletivas” representantes da Gerência Executiva das Escolas Cidadãs Integrais (GEECI) da SEE-PB, Arthur Batista e Adriana Aguiar.