Notícias

Diagnóstico da Educação Profissional e Tecnológica da PB é discutido em reunião entre Secretaria da Educação e Fundação Itaú Educação e Trabalho

publicado: 16/06/2023 16h56, última modificação: 16/06/2023 16h57
Reunião dos Secretarios Fundação ITAU_Delmer Rodrigues (2).jpg

A Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) promoveu nesta sexta-feira (16) uma reunião com representantes da Fundação Itaú Educação e Trabalho, visando discutir o diagnóstico da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na Paraíba. O secretário Roberto Souza e a secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, lideraram a reunião, que contou com a participação de especialistas em educação profissional da SEE-PB e consultores do Itaú.

Durante a reunião, foi apresentado um relatório de diagnóstico e abordados diversos temas essenciais para a EPT, como normativos, orçamento, infraestrutura, governança, formações, currículo, gestão e material escolar. O objetivo foi compreender a situação atual de cada um desses temas, identificar os destaques da rede e planejar ações que potencializem a oferta da Educação Profissional em todas as suas dimensões no estado da Paraíba.

"A Secretaria de Educação conta com a parceria do Itaú Educação e Trabalho com foco na qualificação da oferta de educação profissional. Nosso estado vem se destacando no cenário nacional pela expansão da EPT e tem sido importante para nosso quadro técnico e escolas que têm essa oferta ter o apoio de uma instituição que tem a expertise de co-construir junto com nossa rede. O foco da reunião hoje foi discutir o diagnóstico para planejar os próximos passos, fortalecendo, qualificando e expandindo esta oferta", explicou Elizabete Araújo, secretária Executiva de Gestão Pedagógica.

A reunião contou com a presença de representantes do Itaú Educação e Trabalho, incluindo Cacau Lopes, gerente de implementação e desenvolvimento, Carla Chiamareli, gerente de gestão do conhecimento, e Rita Carmona, coordenadora de implementação. A fundação é uma criação do Banco Itaú que atua em parceria com entidades civis e o poder público, visando apoiar e incentivar a implementação de políticas de Educação Profissional e Tecnológica.

A construção do diagnóstico da EPT foi realizada em abril de 2023. A coleta de dados e informações foi feita por profissionais da SEE em reuniões internas, nas quais participaram as áreas de Gerência Executiva, Secretaria Executiva e escolas integrais. Além disso, foram promovidos encontros virtuais e uma oficina de consolidação. O documento final apresentado nesta sexta apresenta características demográficas, socioeconômicas e educacionais das juventudes, educação e trabalho, com base em dados secundários.

A parceria entre a Secretaria de Educação da Paraíba e a Fundação Itaú Educação e Trabalho demonstra o compromisso do estado em aprimorar a qualidade da Educação Profissional e Tecnológica. Com base no diagnóstico realizado, a meta é a criação de medidas efetivas para fortalecer, qualificar e expandir a oferta dessa modalidade de ensino, contribuindo para a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho e o desenvolvimento socioeconômico da Paraíba.