Notícias

Conexão Mundo: Professores da Rede Estadual participam do Seminário Final da Especialização em Educação Cooperativa

publicado: 20/07/2023 11h32, última modificação: 20/07/2023 11h32
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2023-07-20 at 11.28.56.jpeg
WhatsApp Image 2023-07-20 at 11.28.51.jpeg

O Seminário Final da Especialização em Educação Cooperativa, promovida pelo projeto Conexão Mundo em parceria com a Universidad de Mondragon, na Espanha, acontece até esta sexta-feira (21), na ECIT Alice Carneiro, em João Pessoa. No total, 18 professores estão participando da Especialização, que será finalizada com um intercâmbio à Universidade de Mondragon, na Espanha, no mês de outubro deste ano. O Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, esteve presente na abertura do seminário, que aconteceu nessa quarta-feira (19).

Os professores que estão participando da especialização foram selecionados por meio de projetos educacionais, que foram analisados por uma comissão julgadora do projeto Conexão Mundo. Os 18 melhores projetos foram selecionados para serem aperfeiçoados e implementados durante a especialização. O curso se divide em três partes: a primeira aconteceu de forma remota, com a formação de professores da Universidad de Mondragon; agora, nesta segunda fase, os professores se encontraram pessoalmente para um momento de tutorial e desenho inicial dos projetos; por fim, os professores viajarão à Espanha para aperfeiçoar os projetos e, posteriormente, implementarem em suas escolas.

O Secretário Roberto Souza destacou a atenção do Governo do Estado na internacionalização da Educação e a valorização de estratégias cooperativas. “A Paraíba fez uma escola muito importante de criar um programa como esse que possibilita que professores e estudantes façam intercâmbios em outros países. Essa troca de experiências culturais, em um movimento aprendizagem cooperativa”, comentou o secretário.

O professor Iker Ascue, da Universidad de Mondragon, esteve presente no Seminário e comentou sobre a importância da parceria. “Nós trabalhamos a Educação Cooperativa, mas essa especialização não se restringe a isso. Entendemos que a transformação real parte de uma análise de cada situação, da prática de cada professor. Nosso intuito é agir a partir dessas práticas. Criamos um marco de referência, que construímos cooperativamente, e eles realizam um diagnóstico da realidade de cada um e, pensando nesse marco, identificam possíveis melhoras”, explicou o professor.

Rafaela Ribeiro Lucena é professora de Língua Portuguesa da ECI Senador Humberto Lucena, em Cacimba de Dentro, e foi uma das professoras que teve o projeto selecionado para participar da Especialização. De acordo com Rafaela, a experiência de intercâmbio vai contribui significativamente com sua formação. 

“Sou curiosa e gosto de aprender novos métodos e técnicas para implementar em sala de aula. Estudar sobre Educação Cooperativa tem sido novidade para mim. Nós já trabalhamos de forma colaborativa nas nossas escolas, mas entender melhor essa metodologia está sendo muito gratificante”, concluiu a professora.