Coletânea de professores e estudantes das escolas técnicas da 13ª GRE é lançada durante o X Congresso Nacional de Educação

publicado: 24/09/2024 12h23, última modificação: 24/09/2024 12h23
IMG_9815.JPG
IMG_9816.JPG

No último dia 20 de setembro, durante o X Congresso Nacional de Educação (Conedu), foi lançado o livro "Educação, Ciência e Tecnologia: diálogos necessários da inventabilidade na educação básica". A coletânea, elaborada por 10 estudantes e 10 professores das Escolas Técnicas da 13ª Gerência Regional de Educação, explora as interseções entre o uso da tecnologia, ciência e educação na educação básica, abordando temas como a aplicação de recursos tecnológicos nas escolas, o impacto das redes sociais em populações específicas e a adaptação ao ensino remoto durante a pandemia.

A construção do livro teve início em 2022, quando foi realizado um seminário regional que incentivou os estudantes a apresentarem suas narrativas na forma de artigos científicos. Essa abordagem estimulou a mobilização dos alunos e permitiu a reflexão sobre práticas pedagógicas, além de desenvolver habilidades de pesquisa. As narrativas selecionadas foram organizadas em capítulos, refletindo a importância da educação tecnológica como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento social, ao mesmo tempo em que destacam os benefícios e desafios impostos pela nova realidade educacional.

A transformação dessas narrativas em um livro físico, disponível em diversas livrarias pelo Brasil, representa uma grande conquista para a 13ª Gerência Regional, evidenciando o compromisso com a valorização do conhecimento produzido em suas instituições. O lançamento, ao ocorrer no contexto do congresso, confere ao livro visibilidade e a oportunidade de alcançar um público mais amplo, permitindo que as experiências educacionais compartilhadas inspirem outras práticas no país.

“Para nós que saímos de um cenário onde o conhecimento é tido, infelizmente, ainda como inacessível para todos, apresentar o nosso livro na Conedu foi um grande marco não só para a nossa gestão, mas também para nós como indivíduos que pensamos, produzimos e ‘inventamos’ ciência nas salas de aula da educação básica e nas escolas públicas. Para nós, é um momento ímpar, porque é um trabalho produzido pelos nossos estudantes e professores”, ressaltou o gerente da 13ª GRE, Jorge Miguel.

O X Congresso Nacional de Educação, realizado de 19 a 21 de setembro de 2024, promoveu discussões sobre os desafios atuais da educação brasileira, com foco na diversidade e inclusão. A inclusão do livro no evento ressalta o impacto que a pesquisa e a produção científica têm na formação dos estudantes e no desenvolvimento de uma educação de qualidade na região de Pombal e municípios circunvizinhos.