Notícias
Banda Marcial da ECIT Cristiano Cartaxo conquista XIV Copa Norte/Nordeste de Bandas e Fanfarras
Nesse último domingo (03), a banda marcial Cristiano Cartaxo, formada por estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, em Cajazeiras, integrante da 9ª Gerência Regional de Ensino, foi destaque na XIV Copa Norte/Nordeste de Bandas e Fanfarras. O evento reuniu 43 bandas dos estados do Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Alagoas, Sergipe e Maranhão no ginásio de esportes "O Cabeção", localizado na cidade de Boa Vista. Com a participação de aproximadamente 4.550 componentes, o evento foi palco de intensas competições e talentos da música e cultura nordestina.
A banda marcial Cristiano Cartaxo, formada por 80 estudantes, destacou-se ao conquistar posições em diversos requisitos. Sob a regência do maestro Francisco Ronildo Coelho, a banda foi 1° lugar em Baliza, 2° lugar em Mor, 2° lugar em Pelotão Cívico, 2° lugar no Corpo Coreográfico e 2° lugar no quesito Regente. A notável performance adiciona mais um feito à lista de conquistas da banda ao longo do ano letivo de 2023, que já recebeu inúmeros prêmios em diferentes competições, incluindo o Campeonato Paraibano.
O maestro Francisco Ronildo Coelho parabenizou todos os envolvidos na preparação e execução, ressaltando o comprometimento e a dedicação que culminaram no sucesso da banda marcial. “A participação brilhante nesta competição reforça o compromisso com a qualidade da educação pública, priorizando as habilidades artísticas dos alunos. A potencialização do ensino por meio da música, dança e arte demonstra o apoio contínuo aos estudantes, estimulando a busca pelos seus projetos de vida”, afirma. Além do maestro, auxiliaram os estudantes na copa a gestora Egle Souza, a coordenadora pedagógica Mirele Laurana e a professora de espanhol e coordenadora da área de linguagens, Joacileide Souza, e mães de alunos.
A XIV Copa Norte/Nordeste de Bandas e Fanfarras teve como meta evidenciar a força e diversidade da música e cultura nordestina, reunindo talentos de diferentes estados. A cidade de Boa Vista tornou-se um centro de celebração dessas expressões artísticas nos dias 02 e 03 de dezembro, proporcionando um espetáculo marcante no ginásio de esportes. Com um público expressivo e participantes entusiasmados, o evento reforçou a importância da música e da cultura na formação dos estudantes e na integração regional.
Egle Souza, gestora da ECIT Cristiano Cartaxo, conta que a conquista dos estudantes representa honra, superação e resiliência. “É um prazer muito grande ver os alunos se destacando no ramo da cultura, da música. Nós, da escola, acreditamos na educação pública de qualidade, acreditamos na potencialidade dos nossos alunos e estimulamos as habilidades artísticas, as habilidades para o aprendizado. É um prazer inenarrável vê-los se destacando, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, vê-los brilhando, competindo com bandas a nível de Brasil. É um prazer muito grande, é motivo de honra, é uma oportunidade única”, disse.