Notícias

Aula Prática: Estudantes de Puxinanã visitam Casa Ecoeficiente do Senai, em Campina Grande

publicado: 28/08/2023 11h23, última modificação: 28/08/2023 11h23
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2023-08-28 at 08.00.48.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-28 at 08.00.47.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-28 at 08.00.49 (1).jpeg

Estudantes das 2ª e 3ª séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Severiano Pedro do Nascimento da cidade de Puxinanã, participaram nos dias 24 e 25 de agosto de uma aula de campo na Casa Ecoeficiente do Senai, em Campina Grande. A visita faz parte do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), intitulado ‘Vida em movimento: Educação Ambiental, Saúde e Tecnologia’.

Durante a visita ao Senai, foi ministrada uma palestra com profissionais das áreas de arquitetura e engenharia civil sobre as experiências no mercado de trabalho e também de outras profissões que demandam especialização nas áreas ambiental e sustentável, além de habilidades interpessoais, os ‘Soft Skills’.

Os estudantes também puderam conferir o funcionamento e a manutenção das placas solares e também conheceram a estrutura da Casa Ecoeficiente que foi construída com materiais naturais e recicláveis. Além do teto que tem várias aberturas formando o chamado colchão de vento, o que garante um local mais arejado.

A visita faz parte ainda do subprojeto das disciplinas de artes e geografia “Habilidades Comportamentais Consoante aos Impactos: Ecológico e Social” promovido pelas professoras Rosemary Felix, Maria Genilda e Maria do Socorro Ramos, onde o objetivo é que os próprios alunos, diante dos conhecimentos adquiridos, consigam revitalizar alguns espaços na escola, construindo praças e outros ambientes sustentáveis feitos com materiais naturais e recicláveis.

“Aprendemos muito sobre os materiais que utilizaram para construir a casa e sentimos como o projeto da ventilação fez a diferença. Aprendemos também sobre como utilizar a energia, por exemplo, utilizando eletrodomésticos com uma eficiência melhor economizamos mais e ajudamos assim a preservar a natureza”, comentou o estudante da 3ª série, José Augusto Silva.