Notícias

Aula de Campo: Estudantes da Escola Estadual de Artes visitam Sítio Arqueológico de Ingá

publicado: 30/05/2023 11h10, última modificação: 30/05/2023 11h10
1 | 3
2 | 3
3 | 3
capa.jpeg
WhatsApp Image 2023-05-29 at 18.50.34 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-29 at 18.50.34.jpeg

Estudantes da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa, localizada no bairro do Varadouro, em João Pessoa, participaram de uma aula de campo, na modalidade Turismo Pedagógico, no Sítio Arqueológico de Ingá, município que fica a 95km de Capital. O projeto, idealizado e conduzido pelo professor Dinho Zâmbia, é intitulado ‘Arte dos Povos Originários da Paraíba’.

Ainda em sala de aula, os estudantes das 2ª e 3ª série do Curso de Informática e do 2ª série do Curso de Design Gráfico, tiveram explicação prévia sobre os vários componentes curriculares em suas aulas articuladas. Também trabalharam em campo com o diário de bordo, desenho de observação, fotografia, produção audiovisual, formação de público e preservação do patrimônio.

O projeto contou ainda com o apoio da professora a Olívia Figueiredo, que acompanhou toda visita dos estudantes no Sítio Arqueológico durante a captura de materiais artísticos, a partir da observação das itacoatiaras, que são escritas ou desenhos na pedra e do museu local.

Os visitantes foram recepcionados pelo secretário de Turismo da Prefeitura de Ingá, Walter da Luz, e pelo geógrafo Marquinhos, que explicou sobre os relevos do monólito (grande pedra) e de todas as peças em exposição. "Tudo isso só pode ser realizado devido à sensibilidade do governo do estado e do secretário de Estado de Educação, Roberto Souza. Onde ambos vêm a importância da educação”, afirma Zâmbia.