Alunos da Rede Estadual se destacam em etapa estadual do concurso de Redação da CGU, MPPB e Focco

publicado: 23/01/2020 10h59, última modificação: 23/01/2020 10h59
Foto: Daniel Medeiros
concurso CGU_escola José Vieira_ Daniel Medeiros  (27).jpg

- Foto: DanielMedeiros

Alunos da Rede Estadual de Ensino se destacaram na etapa estadual do Concurso 2019 de Desenho e Redação, organizado pela Controladoria-Geral da União (CDR/CGU), Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB). Os estudantes concorreram com escolas públicas e privadas de toda a Paraíba. O resultado foi divulgado na última terça-feira (21) e mostrou que dos 13 ganhadores do Estado, cinco são alunos da Rede Estadual. Três desses também venceram a etapa nacional, cujo resultado saiu em setembro do ano passado.

Todos os quatro ganhadores da modalidade Redação do Ensino Médio são estudantes de escolas estaduais. Nas categorias 1ª série do Ensino Médio, da Escola Cidadã Integral Técnica, em São Bento; 2ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daniel Carneiro, em Riacho dos Cavalos; 3ª série do Ensino Médio, da EEEFM Arruda Câmara, em Pombal; Além da categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), que teve como vencedor o aluno da Escola Cidadã Integral Francisco de Assis Gonzaga, em Prata. Eles tiveram suas redações escolhidas pela comissão julgadora formada pelo Zarinha Centro de Cultura.

Na modalidade desenho, foram premiados cinco estudantes, entre eles um aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inácio Claudino, no município de São Vicente, que venceu na categoria 4º ano do Ensino Fundamental. Ele teve o seu trabalho escolhido pela comissão julgadora formada por representantes de diversos órgãos do Focco.

Os vencedores nas categorias de Ensino Fundamental serão premiados com tablets. Já os estudantes do Ensino Médio serão contemplados com um Curso Completo de Português da Zarinha Centro de Cultura, em João Pessoa, à distância ou presencial, a critério do premiado. A solenidade de premiação está prevista para fevereiro.

Etapa nacional

Três também se destacaram nacionalmente. Em novembro do ano passado, quando foi divulgado o resultado do concurso nacional, foram vencedores nas modalidades de redação e desenho, respectivamente, os alunos de escolas estaduais Wellington Lucas Mendes Lira, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Nicolas Klebson de Farias Silva, do 4º ano do ensino fundamental. O terceiro estudante é de uma escola municipal em São José de Piranhas, ele foi selecionado na categoria desenho.

Na etapa nacional, a Paraíba foi o estado que apresentou o melhor resultado no número de inscrições, com mil escolas inscritas e 194 mil estudantes mobilizados, o equivalente a 23,73% dos estudantes que participaram, em todo o país. De acordo com a organização do concurso, o resultado foi fruto do trabalho de mobilização da Secretaria Estadual de Educação e Ciência e Tecnologia, além de outros parceiros públicos e privados.

Confira os vencedores da Rede Estadual de Ensino na etapa estadual:

Categoria 4º ano do Ensino Fundamental – Desenho

Aluno: Nicolas Klebson de Farias Silva