Notícias

Alfabetiza Mais: Resultado da Avaliação de Fluência revela desafios e oportunidades para a educação paraibana

publicado: 17/08/2023 08h53, última modificação: 17/08/2023 10h41
1 | 5
Foto: Rizemberg Felipe
2 | 5
Foto: Rizemberg Felipe
3 | 5
Foto: Rizemberg Felipe
4 | 5
Foto: Rizemberg Felipe
5 | 5
Foto: Rizemberg Felipe
capa
seminario de apropriação ALFABETIZA  MAIS PARAIBA Fotos Rizemberg felipe (251).jpg
seminario de apropriação ALFABETIZA  MAIS PARAIBA Fotos Rizemberg felipe (70).jpg
seminario de apropriação ALFABETIZA  MAIS PARAIBA Fotos Rizemberg felipe (140).jpg
seminario de apropriação ALFABETIZA  MAIS PARAIBA Fotos Rizemberg felipe (181).jpg

Em um auditório com mais de 500 representantes de todos os municípios da Paraíba, a Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) realizou nesta quarta-feira (16) o Seminário de Apropriação dos Resultados da Avaliação de Fluência 2023, que faz parte do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, lançado no mês de maio pelo Governo do Estado. Na ocasião, o secretário Roberto Souza apresentou os dados referentes à Avaliação de Fluência realizada com os 42 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, primeira etapa do pacto. O evento aconteceu na 1ª Gerência Regional de Ensino durante a manhã e tarde.

Na oportunidade, Roberto Souza  revelou aos presentes os resultados macro do teste de fluência. Além disso, foram informados aos representantes de cada município os dados estratificados do teste de fluência realizado em junho, bem como as estratégias que serão adotadas pelos educadores a partir de agora.

De acordo com as estatísticas, 87,5% dos estudantes participaram da avaliação, colocando a Paraíba na liderança de participação neste primeiro ciclo. Os resultados mostram que 2,3% (6%) das crianças participantes são leitoras fluentes; 11,3 (30%) são leitoras iniciantes e 23,6 (63%) foram enquadradas como pré-leitoras. Ainda foram apresentados dados percentuais por perfil de leitura e cor/raça e um mapa dos municípios de acordo com o desempenho na avaliação, que mostrou que 118 municípios (53%) receberam as notas 3.0 e 4.0; 54 (24%) receberam 4.0 e 5.0; 32 (14%) tiraram entre 2.0 e 3.0; 11 (5%) estão entre 5.0 e 6.0; 5 (2%) estão entre 6.0 e 8.0; e 3 (1%) estão abaixo da nota 2.0.

“Isso sinaliza o tamanho do desafio que temos nas nossas mãos. Nossos técnicos vão auxiliar todos como podemos mudar essa realidade. Temos 68 dias até a avaliação e teremos tempo de mudar essa realidade. Os dados refletem muito o impacto da pandemia onde as crianças ficaram pelo menos dois anos sem frequentar a escola. Nosso objetivo é fazer chover nesse mapa e deixar tudo verde, com as notas máximas. Eu tenho certeza que vamos mudar muito essa realidade até o final deste ano, ter um quadro totalmente diferente. Nós vamos poder dizer ‘fizemos chover’. Um quadro como esse mostra uma profunda desigualdade e nosso desafio é promover uma equidade entre todos os municípios”, falou o secretário Roberto Souza.

Além de Roberto, o evento contou com a participação da secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo; da secretária executiva de Administração, de Suprimentos e Logística, Pollyanna Loreto; do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Seccional Paraíba, Michael Lopes; da presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Conceição Silva; da representante da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Camila Medeiros; além do representante da Parceria de Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), o professor Hylo Leal e da representante do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a professora Josiane Toledo, todos compondo a mesa. 

Após a apresentação dos dados gerais, todos os gerentes regionais da Paraíba foram presenteados com uma mala simbólica contendo os dados por município, além das metas e estratégias a serem tomadas. “Vocês, gerentes, serão os guardiões desses dados que vão se transformar nas diretrizes para melhorar a educação, a alfabetização das nossas crianças. A Mala da Aprendizagem tem um significado muito importante para nós. Estamos convidando cada um dos municípios a fazer essa travessia. Juntos, conseguiremos mudar a realidade do estado da Paraíba. Aceitam essa viagem conosco?”, convidou Bete. 

Representando a Undime, Michael Lopes, reforçou que esse é um momento histórico para a educação da Paraíba. “Chegou a hora de caminharmos juntos e garantir essa alfabetização para as nossas crianças. Reafirmo o nosso compromisso como instituição. Estamos à disposição e a Undime é parceira nesse pacto, que vem como um divisor de águas dentro das nossas secretarias e escolas”, afirmou. Os demais representantes também destacaram o apoio à causa.

A professora Josiane Toledo, que palestrou aos presentes sobre a importância de avaliar a fluência em leitura, finalizou contando que está muito feliz de poder compartilhar com os representantes de todo o estado esse momento tão importante. “Sabemos a importância que a educação teve e tem na nossa vida. Pensar nesse programa é pensar também na nossa trajetória e no quanto a educação transformou a nossa vida. Se nós não tivéssemos nos alfabetizado, não estaríamos aqui agora como estamos. E nós queremos garantir isso para todos, no tempo certo”, concluiu.