‘Seminário Brasil - Finlândia de Inovação da Aprendizagem’ acontece em João Pessoa dias 27 e 28 de agosto e firma Acordo de Cooperação

publicado: 22/08/2019 16h24, última modificação: 22/08/2019 16h24
Sem título.jpg

Como parte das ações relacionadas às políticas de formação de professores e internacionalização da Rede Estadual de Ensino, a Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizará nos dias 27 e 28 de agosto o ‘Seminário Brasil - Finlândia de Inovação da Aprendizagem 2019’. Na ocasião, será firmado Acordo de Cooperação com as universidades finlandesas. A abertura vai acontecer às 9h, na Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, em Manaíra, na Capital.

O Seminário está integrado à formação internacional desenvolvida no âmbito do Programa Gira Mundo Professores, e, para além da avaliação final e certificação dos professores que fizeram formação na Finlândia na edição 2018/2019, serão realizadas oficinas, workshops, mentorias e palestras das principais atividades desenvolvidas na Paraíba, em colaboração com as universidades finlandesas de HAMK e TAMK.

Estarão presentes as professoras Maaret Kristiina Viskari, Irma Elina Kunnari, Marja Susanna Laurikainen, da Universidade de HAMK, e Renata Ligia Lima Cardoso de Brito e Carita Prokki, da Universidade de TAMK.

Com o intuito de promover a multiplicação dos saberes adquiridos através do Programa, as oficinas, workshops e palestras serão abertas ao público, que pode se inscrever no endereço eletrônico https://giramundoprofessores.net/seminario-brasil-finlandia-de-inovacao-da-aprendizagem-2019/?preview=true, no qual a programação também está disponível.  Todas as atividades serão realizadas por professores formados e contarão com a orientação dos professores das universidades de HAMK e TAMK, celebrando assim um momento único para a aquisição de novos conhecimentos e criação de novas possibilidades para transformar à educação da Paraíba.

Acordo de Cooperação – Durante o Seminário será firmado o Acordo de Cooperação entre o Governo do Estado da Paraíba (Brasil), por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia, e as Universidades de HAMK e TAMK (Finlândia), compondo uma rede colaborativa internacional.

As relações entre o Governo da Paraíba e as duas Universidades finlandesas têm proporcionado resultados exemplares, para além do Programa Giramundo Professores. Destaca-se como fruto dessa parceria duas políticas públicas educacionais implementadas atualmente na Rede Estadual de Ensino: o Centro de Referência em Inovação da Aprendizagem e a Formação Continuada à Distância para professores da Educação Básica, a EAD Gira Paraíba, além da disciplina Colabore e Inove, implementada no currículo da 1ª série do ensino médio nas escolas cidadãs integrais da Paraíba.

O Acordo vai possibilitar a expansão dessas ações, inclusive com o intercâmbio de finlandeses na Paraíba, proporcionando avanços significativos no fomento à pesquisa, à formação continuada, à criação e ao aperfeiçoamento de projetos inovadores nas áreas da educação, ciência e tecnologia. Edificando uma colaboração continua na qual as ações sejam celebradas na Finlândia e na Paraíba.

O Programa - Com o intuito de garantir a qualidade da Educação Básica no Estado mediante a formação de professores e gestores da Rede Estadual de Ensino em instituições de ensino superior internacionais com excelência reconhecida em diferentes áreas do conhecimento, a Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) desenvolve o Programa Gira Mundo Professores.

Esta trajetória teve início em 2016, quando 20 professores efetivos foram enviados para primeira edição do Gira Mundo, na Finlândia. Essa escolha não foi aleatória, uma vez que se trata do país com um dos melhores índices em educação, desenvolvimento humano, social e econômico do mundo. Desde então o Programa Gira Mundo Professores só expandiu e atualmente desenvolve atividades em colaboração com a Universidade de HAMK e a Universidade de TAMK, na Finlândia, com o Kibbuz Lotan, em Israel e em 2019 inicia a parceria com o Kibbutz Ketura, em Israel e a Universidade de Mondragon, na Espanha.

De 2016 a 2018 o Programa Gira Mundo professor promoveu a formação internacional a 171 professores, 151 para Finlândia e 20 para Israel.