Se Liga no Enem Festival reúne 1.300 estudantes em Campina Grande

WhatsApp Image 2022-08-20 at 13.34.12.jpeg
SELIGA_CG-RAVI-PACHECO (7).JPG
SELIGA_CG-RAVI-PACHECO (14).JPG

O retorno presencial do Se Liga no Enem Festival tem animado os estudantes da Rede Estadual de Ensino que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse sábado (20), o programa reuniu 1.300 estudantes na Escola Cidadã Integral Técnica Nenzinha Cunha Lima, em Campina Grande, com a  participação de 103 escolas estaduais pertencentes à 3ª Gerência Regional.

A programação contou com aulões, apresentações culturais, práticas experimentais, sabatinas de redação, bate-papo com os professores de Ciências Humanas e Linguagens e 14 oficinas de diversas áreas de conhecimento.

O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, destacou, durante a abertura do festival, os frutos que o programa proporcionou aos estudantes da Rede e aos egressos. “O Se Liga No Enem tem sido um dos maiores programas de preparação para o Enem. Mesmo diante de uma pandemia, tivemos ótimos resultados. Em 2021 foram 6.185 aprovações de estudantes da Rede Estadual. Esses resultados mostram o trabalho de toda equipe da Secretaria, de professores que se reinventaram para continuar oferecendo os conteúdos e principalmente dos alunos que se dedicaram para aprender, e se inscreveram no Programa. Agora, com o retorno presencial, esperamos resultados maiores e melhores”, pontuou.

A estudante Laisa Pauline Silva, da ECIT Professor Bráulio Maia Júnior, sonha em cursar Direito e destaca a importância do Se Liga No Enem. “O Se Liga No Enem é o suporte que nos auxilia na preparação para a prova. Esse programa é essencial para nós estudantes da Rede Estadual que não temos uma base de estudos em casa, e aqui encontramos professores e materiais didáticos que nos direciona para os conteúdos do Enem”, contou.

O estudante Anderson Rodrigues cursa a 3ª série do Ensino Médio na ECIT João Lelys, já participava do Se Liga No Enem online e comemorou o retorno presencial. "Estar aqui com outros estudantes presencialmente é muito importante, pois temos a troca de conhecimento que traz mais compreensão dos conteúdos, sem contar nas novas amizades que fazemos.  O Se Liga No Enem é um programa fundamental para nossa inserção na universidade, quero fazer Ciências Biológicas e tenho certeza que com meu esforço e a ajuda do Programa vou conseguir”, falou.

Se Liga no Enem Festival - O Se Liga no Enem Paraíba é um Programa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, para mobilização, orientação e formação de estudantes e professores com objetivo de fomentar o ingresso dos estudantes no ensino superior, através da preparação para o Enem. Em 2020 e 2021, as atividades do Se Liga No Enem se articularam com as formações remotas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) no âmbito do Regime Especial de Ensino, por meio da oferta do curso de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio através do uso de plataformas digitais. Em 2022 teve uma ampliação da oferta, com o retorno de atividades presenciais nos polos das 14 Gerências Regionais de Educação.