FLIREDE

 

 A Festa Literária da Rede Estadual (Flirede), foi instituída por meio do Decreto nº 40.002/2020, com o objetivo de incentivar a leitura literária nas escolas pertencentes à Rede Estadual de Ensino, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a produção literária local. Uma atividade de incentivo ao protagonismo dos estudantes através da produção literária, conforme os critérios de competência da política educacional para o século XXI.

O objetivo da FLIREDE não se restringe ao incentivo à leitura literária no cotidiano das escolas pertencentes à Rede Estadual, vai além, é uma forma de prestigiar as competências socioemocionais dos estudantes, ampliando as possibilidades de integração das bibliotecas ao dia a dia escolar e social, através de atividades interdisciplinares, já que a escrita e a leitura permeiam o fazer pedagógico de todas as disciplinas.
A Flirede conta com realização de oficinas sobre leitura e escrita literária para professores e estudantes; concursos literários, com a publicação de livros com as produções literárias vencedoras de professores e alunos; eventos literários nas escolas; e ações formativas nas bibliotecas.



 

      

 

EDITAIS - 2022

  

EDITAL FLIREDE 2022 nº041/2022 - Professores

EDITAL FLIREDE 2022 nº042/2022 - Fliredinha - Anos Iniciais do Fundamental

EDITAL FLIREDE 2022 nº043/2022 - Estudantes - Anos Finais do Fundamental, Médio e EJA