Escolas Cidadãs Integrais

O Programa de Escola Cidadã integral é um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba em 2016 e que tem a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). É uma política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação, de acordo com a meta 6: “Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos (as) alunos (as) da educação básica” e também no Plano Estadual de Educação.

 

O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida. Essas escolas são organizadas com salas temáticas, laboratórios de informática, ciências e outros espaços de vivências, onde os jovens poderão transitar, a partir do seu projeto de vida, em suas competências cognitivas e socioemocionais, de forma a desenvolver as suas potencialidades.

 

Dentro dessa proposta existem também as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. Elas seguem o mesmo modelo que a Escola Cidadã Integral, mas têm como diferencial os cursos técnicos, que visam a formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

 

O Programa de Educação Integral tem um currículo diversificado e com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias da base, parte diversificada, componentes integradores e também as disciplinas eletivas que são elencadas a partir da escolha dos estudantes de acordo com seu interesse a aptidão.

 

A organização curricular dessas escolas é constituída, então, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim entendida: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física (área de Linguagens e Códigos); História, Geografia, Sociologia e Filosofia (Ciências Humanas); Física, Química e Biologia (Ciências da Natureza) e Matemática. Além dessas, temos os componentes integradores, nos quais se incluem Projeto de Vida, Estudo Orientado e Vivências em Protagonismo Juvenil.

O programa beneficia 30.376 alunos matriculados nas turmas integrais das 100 escolas de todas as 14 Gerências Regionais de Ensino.

 

 

2019: 153 ECI’s, dessas  68 são Escolas Cidadãs Integrais Técnicas

2020:  são 229 escolas cidadãs integrais, sendo 100 delas com oferta de educação profissional;

-           A PB passou ao primeiro lugar no país em oferta de educação integral;

-           Mais de 70 mil estudantes beneficiados.

Investimento: R$ 308 milhões (pessoal, alimentação, transporte, materiais, formações e manutenção/suporte).

2021 - mais 73 Escolas Cidadãs Integrais em 2021. Com a ampliação, 72 novos municípios têm o modelo de ensino, com 15.150 novas vagas. Assim, todos os 223 municípios do território paraibano serão contemplados com Escolas Cidadãs Integrais.

A Rede passou a ter 302 escolas integrais, das quais 124 oferecem cursos técnicos. Com as novas escolas, a Rede Estadual de Ensino vai ofertar um total de 74.569 vagas para alunos em tempo integral na Paraíba neste ano.

 

Acesse o site das Escolas Cidadãs Integrais: https://sites.google.com/view/ecipb