Desafio Celso Furtado - 2020

O Desafio Celso Furtado, lançado em 2020, surgiu como uma ação da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), vinculada ao "Ano Celso Furtado", instituído pela Lei nº 11.505/2019, para celebrar o centenário do intelectual paraibano. Furtado é considerado um dos pensadores mais importantes do século XX, e seu legado repercute nos dias atuais.

 Desse modo, estudantes e professores da Rede Estadual de Educação tiveram a oportunidade de conhecer a vida, o pensamento e a obra de Celso Furtado, utilizando ideias e conceitos desenvolvidos por Furtado para melhor compreender o contexto local e suas problemáticas. A partir da pesquisa, do estudo e da análise de cada realidade singular e própria, as equipes escolares puderam propor soluções baseadas em tecnologias sociais que primavam pela viabilidade, eficiência e legitimidade dentro do contexto analisado.

Em 2020, tivemos 212 projetos enviados nas três Trilhas de Conhecimento dispostas, número que indica a mobilização de quase 1.300 estudantes da Rede Estadual de Educação em torno da vida e obra do economista paraibano. Ao final do processo, tivemos 06 equipes vencedoras do Desafio, tendo sido contempladas 02 equipes em cada uma das três Trilhas do Conhecimento: Bem-Estar Socioambiental; Desenvolvimento Regional Sustentável e Instituições Eficazes.

Programa Celso Furtado de Inovação Educacional e Desenvolvimento Regional

O Programa Celso Furtado, instituído pela Medida Provisória n.300, de 14 de julho de 2021, nasce com a missão de consolidar a atualidade do pensamento de Celso Furtado em consonância com a Agenda 2030, da ONU, com o intuito de estimular o interesse de alunos e professores a desenvolverem pesquisas voltadas à melhoria do contexto em que vivem.

Com os resultados positivos alcançados a partir da experiência inicial do Desafio Celso Furtado, o Programa se coloca como um instrumento para proporcionar às unidades escolares da Rede Estadual de Educação um aprofundamento na obra do economista paraibano, bem como fomentar o protagonismo juvenil por meio de ações pautadas no desenvolvimento regional, integrando escola, instituições de ensino superior e a comunidade local, de maneira ética e sustentável.

A proposta do Programa é incentivar a criação de projetos capazes de dialogar com os elementos históricos e econômicos que perpassam a realidade brasileira, tão bem trabalhada nas obras de Furtado, com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Podem participar do Programa professores e estudantes das unidades escolares da Rede Estadual de Educação da Paraíba, particularmente, os estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), nas três séries do Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (ciclos IV, V e VI). 

O Desafio do Programa Celso Furtado é uma maratona desenvolvida em duas etapas: a primeira é a etapa escolar, na qual as equipes são orientadas a construírem seus projetos vinculados às Trilhas de Conhecimento definidas pelo Programa; a segunda etapa é a estadual, na qual as equipes que tiveram os projetos mais bem avaliados, com base em critérios previamente estabelecidos em edital, deverão submeter o Relatório e apresentar sua proposta em vídeo (Pitch). Essa etapa definirá as equipes vencedoras.

As trilhas Bem-Estar Socioambiental, Desenvolvimento Regional Sustentável e Instituições Eficazes agrupam os ODS e direcionam as equipes a observarem as problemáticas locais, e, assim, propor soluções relevantes conectando o pensamento de Celso Furtado à Agenda 2030.

As equipes inscritas no Desafio do Programa Celso Furtado contam com uma equipe de Especialistas que estarão disponíveis para prestar consultoria e auxiliar durante a etapa escolar, principalmente, no processo de elaboração do plano de implementação.

Os vencedores terão o prazo de um ano para executarem seus projetos e contarão com bolsa de incentivo a pesquisa financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ/PB), no valor de R$ 400,00 para os estudantes; e R$ 600,00 para os professores orientadores. Na edição de 2020, 6 equipes foram premiadas. Além do incentivo financeiro, o Programa oferece apoio pedagógico para o desenvolvimento dos projetos vencedores. 

Sobre Celso Furtado

Nascido na cidade de Pombal, na Paraíba, em 26 de julho de 1920, Celso Monteiro Furtado tornou-se um dos principais teóricos do pensamento socioeconômico do Brasil e da América Latina.  Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Doutor em Economia pela Universidade de Paris (Sorbonne), dedicou sua vida acadêmica e profissional a desenvolver estudos comprometidos com a transformação social de países subdesenvolvidos.

Um intelectual e homem público de ação, pautou sua trajetória com extremo comprometimento social e político, tem em sua trajetória a idealização da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), assumiu o cargo de ministro em duas ocasiões, no governo João Goulart (1961-1964), como ministro do Planejamento, e no governo de José Sarney (1985-1988), como ministro da Cultura. Foi também um dos diretores da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em 1949 e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), em 1953.

Lecionou nas universidades Sorbonne (Paris), Washington (EUA), Columbia (EUA) e Cambridge (Inglaterra). Escreveu livros importantes, como Formação Econômica do Brasil (1959), Desenvolvimento e Subdesenvolvimento (1961), O mito do desenvolvimento econômico (1974), Criatividade e Dependência (1978), e A fantasia desfeita (1985), dentre outras obras que procuram enfatizar os fatores sociais e políticos presentes na mecânica do subdesenvolvimento.

Furtado morreu aos 84 anos, no ano de 2004, deixando para o mundo uma extensa obra sobre a história do pensamento econômico moderno, do Brasil e América Latina.