Notícias

Paraíba é primeiro lugar em inscrições na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

publicado: 14/06/2019 11h49, última modificação: 14/06/2019 11h49
acontece-20180604.jpg

A Paraíba foi o estado com maior número de estudantes inscritos na Olímpiada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), com mais de 55 mil estudantes participantes. Das escolas inscritas na Paraíba, 90% são da Rede Estadual de Ensino. A Olimpíada visa despertar e estimular nos estudantes o interesse pela Física e pelas Ciências, contribuindo na melhoria do ensino da Educação Básica. As inscrições encerraram no dia 07 de junho.

A OBFEP é destinada a estudantes do último ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de Escolas Públicas da Rede Municipal, Estadual e Federal. Segundo o Núcleo de Olimpíadas da Secretaria de Educação do Estado e da Ciência e Tecnologia (SEECT), 219 escolas da Rede Estadual estão credenciadas na OBFEP, e na Paraíba 243 escolas se inscreveram, totalizando 55.411 alunos inscritos, estado com maior número de inscrições. No Brasil foram 440.954 inscrições de estudantes.

A Olimpíada acontece em duas Fases e 3 níveis: nível A, para alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental; nível B, alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e nível C, para alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio.

A 1º fase será uma prova de múltipla escolha, de acordo com cada nível. As provas serão realizadas no dia 13 de agosto na própria escola. As provas da 2ª Fase terão questões teóricas e poderão ter uma parte prática; essas provas serão realizadas no dia 19 de outubro em sedes denominadas Centros de Aplicação (CA), escolhidas pelo Professor Responsável pela OBFEP na escola.

Olimpíada - A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela aplicação da olimpíada. A premiação da OBFEP é realizada em dois níveis: Estadual e Nacional.