Notícias

STEAM TechCamp - Fórum Paraibano de Ciências e Inovação acontece em dezembro e está com inscrições abertas para a Rede Estadual de Ensino

publicado: 17/11/2020 15h31, última modificação: 17/11/2020 15h31
forummm.jpg

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciências e Tecnologia (SEECT), irá promover o STEAM TechCamp - Fórum Paraibano de Ciências e Inovação, entre os dias 14 e 18 de dezembro. O evento será gratuito, online e destinado a professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino que tenham interesse em desenvolver projetos multidisciplinares baseados no STEAM, uma metodologia criada com intuito de despertar o interesse estudantil por ciências exatas. As inscrições estão abertas até 10/12.

Sobre o Fórum - O projeto Steam TechCamp PB - Fórum Paraibano de Ciências e Inovação é um ambiente criado para professores e alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Médio-técnico, que busca o desenvolvimento de formações virtuais de professores e estudantes no contexto da aprendizagem multidisciplinar baseada em projetos focados no STEAM e na qualificação dos recursos de aprendizagem maker/STEAM. 

Além disso, o Fórum também surge como um evento científico para os alunos apresentarem seus projetos de forma virtual e alavancar os índices do Ensino Fundamental e Básico na Paraíba, principalmente das disciplinas de Matemática e Ciências.

Datas - O projeto será executado de forma virtual com duração de cinco dias, entre 14 e 18 de dezembro de 2020. Os professores receberão capacitações práticas sobre novas práticas de ensino na metodologia STEAM e os estudantes receberão formações sobre aprendizagem por projetos. 

O evento propõe também uma abordagem transdisciplinar do conhecimento, buscando conectar as disciplinas curriculares clássicas a matérias mais contemporâneas como Economia, Sustentabilidade e STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). 

As atividades acontecerão por meio do canal no YouTube da Secretaria de Estado da Educação e também ado Google Meet.

Inscrições - Para realizar a inscrição, os professores precisam selecionar três alunos de cada escola e fazer o cadastro por meio do link: https://sites.google.com/view/steamtechcamppb.