Seminário Estadual Final do Soma – Pacto Pela Aprendizagem na Paraíba reúne 500 participantes

publicado: 18/12/2019 10h43, última modificação: 18/12/2019 10h43
Fotos: Diego Nóbrega
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  012.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  017.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  027.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  018.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  036.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  034.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  068.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  021.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  010.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  013.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  057.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  006.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  041.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  032.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  046.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  050.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  051.JPG
DiegoNóbrega - Seminário SOMA  008.JPG

Nessa terça-feira (17), a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou o Seminário Estadual Final do Soma – Pacto Pela Aprendizagem da Paraíba. O evento aconteceu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, e contou com a presença de 500 participantes, dentre secretários de educação, gerentes regionais, coordenadores, formadores e professores da Rede Estadual e municípios pactuados.

Na ocasião, houve a entrega dos diplomas das formações que aconteceram ao longo do ano de 2019, além de mesas redondas e rodas de conversa com professores de instituições federais da Paraíba, sobre letramento e alfabetização na idade certa, além de apresentações de práticas pedagógicas exitosas realizadas nas escolas.

O Soma é um programa realizado em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e visa à melhoria dos indicadores de desempenho no Ciclo de Alfabetização e à progressão da aprendizagem no Ensino Fundamental, trabalhando em colaboração com os municípios. Diante da meta de promover a alfabetização plena dos alunos ao fim do 3º ano do ensino fundamental e garantir o nível de letramento adequado para os estudantes do 5º ano desta mesma etapa, o Soma atua na base escolar com a participação dos profissionais da educação: professores alfabetizadores, diretores escolares, coordenadores municipais e supervisores regionais, realizando avaliações, analisando os resultados e propondo ações imediatas. Em 2019, o programa abrange 219 municípios, 2.788 escolas estaduais e municipais e 163.603 alunos.

Na abertura do Seminário, o Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, falou sobre a importância do programa Soma para o Estado da Paraíba. “O Soma é um dos programas prioritários para a educação do Estado. Primeiro porque, de acordo com as diretrizes nacionais da educação, o Estado é responsável pelo Ensino Médio, mas a partir da política de colaboração do Soma, o Estado se responsabiliza também pela melhoria de indicadores do Ensino Fundamental, como a alfabetização na idade certa. Por isso, essa parceria e essa colaboração com os 2019 municípios são importantes para melhorar os indicadores da educação básica da Paraíba”.

Para Evangelina Brito, coordenadora de formação do Soma, professora da Universidade Federal da Paraíba, parceria do programa, o evento é de extrema importância para integralizar o trabalho feito ao longo do ano. “As formações realizadas durante o ano são divididas em polos e temos cinco polos na Paraíba, ou seja, esses grupos são separados. Nesse momento, nós temos os cinco polos presentes, então todos os formadores juntos vão partilhar esses trabalhos de boas práticas. É um momento de confraternização e partilha do que foi plantado ao longo do caminho”, explicou.

Durante participação no Seminário, a professora do município de Tacima, Edineide Esmerilda, comentou que “a união de municípios e Estado foi muito bacana, nós estamos nessa vivência do Soma e vimos o quanto melhorou no nosso município. A minha expectativa é de que haja mais formações e que tenhamos acesso a elas já no início do ano de 2020”, explicou.