Secretaria lança nova edição do Programa Ouse Criar: Parque Tecnológico Horizontes de Inovação

publicado: 05/08/2021 10h26, última modificação: 05/08/2021 10h26
WhatsApp Image 2021-08-05 at 10.18.51.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-05 at 10.17.02.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-05 at 10.19.28.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-05 at 10.18.25.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-05 at 10.18.00.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-05 at 10.17.32.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SECCT) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, lançou nessa quarta-feira (04), em live pelo canal da Secretaria de Educação no youtube, o edital do Programa Ouse Criar – Edição Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, para estudantes do Ensino Médio da 1ª Gerência Regional de Ensino.  A ação tem o objetivo de incentivar, por meio de desafios de pesquisa e inovação na Educação Básica, o aprofundamento em temáticas voltadas ao Patrimônio Histórico, Mobilidade Urbana, Iluminação Pública, Habitação, Economia, Turismo Sustentável e Segurança Pública do centro histórico de João Pessoa.

As inscrições começam nesta quinta-feira (05) pelo link https://pbeduca.see.pb.gov.br/, e vão até o dia 12 de agosto. O edital está disponível no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (05) e no site da Fapesq no link http://fapesq.rpp.br/editais/editais-abertos/edital-no-21-2021-2013-seect-fapesqpb-ouse-criar-parque-tecnologico-horizontes-de-inovacao.pdf/view

O lançamento contou com a participação do Secretário de Educação, Claudio Furtado; do Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia, Rubens Freire; da Coordenadora do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, Francilene Procópio; do Professor do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ângelo Pessoa; da Coordenadora do Programa, Joedna Sabino, e do Consultor do Núcleo de Projetos Especiais da SEECT/GEEP, Thiago Silveira.

O edital é para seleção de sete professores para participarem como mentores, cada um formarando uma equipe com cinco estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual da Paraíba, totalizando 35 estudantes, com intuito de contemplar o projeto ‘Redescobrindo os tesouros do centro de João Pessoa: economia, arte e tecnologia em um distrito de inovação, compreendendo o entorno do Parque Tecnológico de Horizontes da Inovação’.

Qual o objetivo - O Programa permitirá que as equipes desenvolvam ideias inovadoras de produtos e/ou serviços que estimulem, valorizem e potencializem o Patrimônio Histórico e Artístico do centro da cidade, próximo às instalações do Parque Tecnológico de João Pessoa, mediante o reconhecimento e solução de problemas reais apontados e inseridos em suas vivências nesta localidade, em consonância com a metodologia adotada pelo Centro Educacional de Inovação e Tecnologia - INOTECH.

Sete escolas foram habilitadas a participar deste processo seletivo, selecionadas a partir de critérios de proximidade ao Parque Tecnológico de João Pessoa, e são as seguintes: ECIT Olivina Olívia Carneiro Da Cunha; ECI Liceu Paraibano; ECIT Raul Machado;  ECIT Luíz Gonzaga Burity; Escola Estadual Professora Antonia Rangel De Farias; Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio Professora Argentina Pereira Gomes; ECIT Professora Maria Do Carmo De Miranda.

Estarão aptos a concorrer às vagas destinadas ao Programa Ouse Criar- Edição Parque Horizontes Da Inovação, professores da Área de Ciências Humanas e componente de Artes que estejam em efetivo exercício em uma das escolas elencadas, e  estudantes das três séries do ensino médio das respectivas escolas. O resultado da seleção será divulgado no dia 16 de agosto no site https://pbeduca.see.pb.gov.br/ e www.fapesq.rpp.br.

Parceria - As  equipes desenvolverão os trabalhos em consonância com estudantes de Graduação e Pós-Graduação dos cursos de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob orientação da coordenação geral do Projeto.

As equipes aprovadas receberão bolsas pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ),  vinculada à Secretaria de Educação da Ciência e da Tecnologia (SEECT). Serão concedidas até seis bolsas no valor de R$ 300,00 para estudantes, e para o professor, a bolsa será no valor de  R$ 800,00, ambos com duração máxima de seis meses.

Premiação - A equipe vencedora terá uma premiação no valor de R$ 10.000,00, que será revertida para sua respectiva escola para compra de um kit multimídia para transmissão das aulas na modalidade de ensino híbrido.

As ações  desenvolvidas no Programa poderão ocorrer de forma remota,  e também de forma presencial, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Governo do Estado da  Paraíba referente ao cenário pandêmico do COVID-19. As plataformas digitais serão disponibilizadas pela coordenação do Programa Ouse Criar, através dos meios de comunicação: e-mail, WhatsApp e sites oficiais da SEECT.

Centro Educacional de Inovação e Tecnologia (INOTECH) - O modelo INOTECH é um modelo de educação voltado ao futuro global em sociedade, que oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver competências e habilidades na área da tecnologia e inovação, que ajudarão na inserção de carreiras do futuro.

O ensino consiste a partir de um modelo pedagógico que estrutura o currículo nas demandas do setor produtivo da área da tecnologia para que a educação profissional qualifique uma força de trabalho que esteja sintonizada com o mundo no qual essa força atuará.  Onde proporcionará aos estudantes a possibilidade de se qualificarem, através de um itinerário formativo do Ensino Médio Integrado ao Técnico até seu Ensino Superior na área de Inovação e Tecnologia, em parceria com empresas e Laboratórios de Ensino Superior.