Secretaria lança na Rede Estadual concurso de Desenho e Redação realizado pela CGU, MPPB e FOCCO

publicado: 10/05/2019 14h00, última modificação: 16/05/2019 10h03
Foto: Daniel Medeiros
_DSC3278.jpg
_DSC3280.jpg
_DSC3235.jpg
_DSC3309.jpg
_DSC3312.jpg

A Secretaria de Estado e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou na manhã desta sexta-feira (10) o lançamento para a Rede Estadual de Educação da 11º edição do Concurso de Desenho e Redação realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO).

Em João Pessoa o lançamento aconteceu no Centro de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira, e reuniu gestores, professores de português e alunos líderes de turma das Escolas Estaduais da 1ª Gerência Regional. Todas as 14 Gerências Regionais irão participar.

O concurso é direcionado a estudantes de escolas públicas e privadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que podem concorrer com desenhos, e para estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que podem participar na produção de redação.

Nessa edição, o tema será: ‘Faça o que é certo ainda que ninguém veja! ’. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico: concurso.cgu.gov.br até o dia 23 de agosto, com a entrega dos trabalhos. A iniciativa visa despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio da reflexão e do debate sobre as temáticas nos ambientes educacionais.

Os professores vão começar a debater e a construir a temática da redação na próxima semana. Nos dias 4 e 5 de junho, na semana da avaliação conclusiva da Rede Estadual, os estudantes irão realizar a produção das redações. No dia 15 de julho será feita pela Secretaria a escolha das escolas que irão representar a Paraíba nas etapas estadual e nacional.

A secretária executiva pedagógica da Secretaria de Educação do Estado e da Ciência e Tecnologia, Giovana Marques, contou que o concurso vai potencializar a educação pública na Paraíba. “Agradecemos aos órgãos parceiros por nos proporcionar um debate tão significativo para as famílias da Rede Estadual, principalmente os estudantes. Nossa rede vem muito forte nesses procedimentos pedagógicos. Nós já temos mais de 83% Dos alunos da rede preparados e competindo na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), mais de 70% dos nossos alunos inscritos na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa. Todas essas ações são motivadoras e inspiradoras para que o aluno tenha possibilidade de pensar no seu País, no estado e automaticamente fomentando a prática de leitura e produção escrita nas escolas, que com certeza vai reverberar no nosso IDEB”, falou.

Para o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção a Corrupção da CGU, Rodrigo Paiva, a parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia vai potencializar o alcance do concurso nas escolas estaduais. “O concurso visa trabalhar as temáticas ligados a ética e cidadania seja discutido na sala de aula, a temática do concurso vai contribuir com a sociedade”, disse.

Edital - O edital foi publicado no diário oficial do estado (DOE) no dia 24 de abril de 2019. Os trabalhos dos estudantes da Paraíba serão disponibilizados para a Comissão Julgadora da Paraíba, que vai analisar os desenhos e as redações, selecionando os melhores trabalhos para representar a Paraíba na etapa Nacional.

Os estudantes de ensino fundamental que obtiverem os melhores resultados receberão tablets como prêmio. Já os alunos do Ensino Médio e do EJA serão premiados com um curso completo de português do Centro de Cultura Zarinha, parceira do evento. O curso será à distância ou presencial, em João Pessoa, a critério do premiado.