Notícias

Secretaria de Estado da Educação seleciona estudantes egressos das Escolas Cidadãs Integrais para serem Jovens Protagonistas

publicado: 22/06/2021 15h56, última modificação: 22/06/2021 15h56
WhatsApp Image 2021-06-22 at 15.41.26.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), abriu uma chamada pública para as inscrições do Processo Seletivo para Jovens Protagonistas. Os selecionados irão compor a equipe de ações protagonistas da SEECT-PB ao longo do ano, e receberão uma bolsa no valor de R$ 500,00. Ao todo, serão ofertadas 50 vagas imediatas e mais 100 oportunidades para cadastro de reserva. Podem se inscrever no processo seletivo os estudantes egressos das Escolas Cidadãs Integrais da Rede Estadual de Ensino, que concluíram o Ensino Médio entre os anos de 2016 e 2020. 

Inscrições - As inscrições para esta Chamada serão gratuitas e deverão ser realizadas por meio do formulário eletrônico disponível no sistema SIGFAPESQ no endereço eletrônico https://sigfapesq.ledes.net, e podem ser feitas até o dia 30/06/2021. Para realizar a inscrição, o candidato deve submeter as cópias do RG, CPF e comprovante de residência, além de preencher o formulário online disponibilizado no endereço. Os estudantes ainda deverão anexar um texto, em formato pdf, escrito à tinta preta, redigido como texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre sua vivência e suas experiências de protagonismo na Escola Cidadã Integral ou Escola Cidadã Integral Técnica, no mínimo 21 e no máximo 30 linhas. As demais regras e documentos podem ser encontradas no Edital, disponibilizado neste link: http://fapesq.rpp.br/editais/editais-abertos/edital-escola-cidada-integral-2021.pdf/view. O resultado preliminar será divulgado no dia 07/07/2021, de acordo com o edital.

Escolas Cidadãs Integrais - O Programa Escola Cidadã Integral foi instituído pela lei nº 11.100 de 06 de abril de 2018 com o objetivo de planejar e executar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e qualidade do ensino na Rede Pública Estadual. Os principais objetivos do modelo de ensino são a formação de cidadãos solidários e socialmente ativos; e o desenvolvimento de processos formativos para fomentar o protagonismo juvenil.