Secretaria de Estado da Educação promove formações do projeto ‘Pertencimentos’ em parceria com o Ministério Público da Paraíba

publicado: 23/03/2022 14h27, última modificação: 23/03/2022 14h27
a0 (78).jpg
a0 (83).jpg

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) está promovendo, nestas quarta (23) e quinta-feira (24), os primeiros ciclos de formação do projeto ‘Pertencimentos - Cidadania, Direitos Humanos e Práticas Restaurativas nas Escolas’, que acontece nas cidades de São Miguel de Taipu e Picuí, que compõem a 12ª e 4ª Gerência Regional de Ensino, respectivamente.

A formação conta com a presença e participação de membros do Ministério Público da Paraíba e da SaferNet Brasil e tem por objetivo promover debates com o corpo escolar sobre Justiça Restaurativa, prática utilizada para a resolução de conflitos por meio do diálogo e do acolhimento. Os ciclos formativos também visam à implementação dessas práticas na prevenção e combate ao bullying nas escolas.

A primeira formação aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Lins, em São Miguel de Taipu, e contou com a participação de Rodrigo Nejm, da SaferNet Brasil; da promotora de justiça da 51ª Promotoria Especializada em Educação, Ana Raquel Brito Lira Beltrão; da Jovem Embaixadora do Programa Cidadão Digital, Ana Calline da Silva e de representantes da Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (GEDI) da SEECT-PB. O segundo ciclo acontece nesta quinta-feira (24) na Escola Cidadã Integral Técnica Professor Lordão, em Picuí.

Práticas restaurativas - O ciclo formativo está sendo desenvolvido pela  Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (GEDI) da SEECT-PB. Vanuza Cavalcanti, Gerente da GEDI, explicou sobre o que são práticas restaurativas e como as formações serão implementadas.

“Este projeto surgiu devido ao período que estamos vivendo por conta da pandemia. Esse cenário, muitas vezes, gera conflitos dentro das escolas, e a justiça restaurativa é o modelo ideal para instruir professores e gestores na resolução e mediação de conflitos por meio da paz e da maturidade. Vamos promover estas formações, inicialmente, nas 14 Gerências Regionais de Ensino. Optamos por escolher cidades mais distantes da sede da Gerência para dar oportunidade a servidores que não costumam participar dessas formações. O objetivo futuro é levar os ciclos formativos a todos os municípios”, explicou Vanuza.

Ministério Público - A promotora de justiça Ana Raquel Brito Lira Beltrão comentou sobre a parceria do Ministério Público com a SEECT-PB. “Recebi um convite da GEDI para contribuir com estas formações e logo aceitei porque essa parceria me honra muito. Já estivemos com a SEECT-PB divulgando a necessidade de ter instrumentos eficazes para diminuir as violências no âmbito escolar, pacificando conflitos. Esse trabalho ao longo do tempo vem rendendo frutos, prezando pela criação de Núcleos de Pacificação em que profissionais capacitados vão usar a justiça restaurativa para mediar conflitos em uma perspectiva que não seja a punitivista, mas por meio do diálogo. Tudo através da empatia com quem sofreu alguma dor”, comentou a promotora.

Prevenção ao Bullying - A professora Elaine Domingues participou da formação e alertou sobre a importância de promover o diálogo com os alunos para prevenir situações de bullying. “Faz quase 20 anos que trabalho com educação, e meu diálogo aqui é justamente sobre isso. Eu venho falando sobre isso há muito tempo. Espero que os professores sigam isso de uma forma positiva, e pratiquem nas salas de aula com os alunos. Sempre defendo o diálogo em primeiro lugar. A busca da causa e do porquê. Toda prática tem algo por trás. Por isso é importante que todos conversem mais, ouçam mais”, disse.

Os alunos também estão tendo a oportunidade de participar das formações, como é o caso de Almir Soares, de 14 anos, estudante da EEEFM Maria Lins. “É um prazer estar aqui com o pessoal. Aprendi muita coisa hoje, principalmente sobre a prevenção ao bullying. Já vivenciei algumas situações de bullying, com alguns amigos meus. E sempre defendi. Tinha um amigo que era tímido, usava óculos, e alguns colegas ficavam implicando com ele. Então eu o defendi, o acolhi, chamava ele para lanchar comigo, para ele não ficar sozinho. E isso foi uma das coisas que aprendi aqui também.”

Ciclo Formativo - Na ocasião foram distribuídos aos participantes da formação um material do Google, com o Currículo de Segurança  e Cidadania Digital. Os demais ciclos formativos do projeto irão acontecer ao longo do ano letivo de 2022.