Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo ‘Ouse Criar’ inicia maratonas para estudantes da Rede Estadual

publicado: 18/02/2020 16h10, última modificação: 18/02/2020 16h17
WhatsApp Image 2020-02-18 at 16.02.44.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia divulgou no último sábado (15) o edital da Primeira Fase do Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo ‘Ouse Criar’. O objetivo é selecionar estudantes da 1º série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, para participarem do programa através de maratonas (hackathons). A primeira fase do programa será dividida em três etapas: ‘Escola, Regional e Estadual’.

A partir de quinta-feira (20) começa etapa ‘Escola’, as maratonas vão acontecer dentro das escolas da Rede Estadual até o dia 30 de março para a formação de equipes. Será uma equipe por escola, formada por cinco estudantes e um professor mentor. Eles receberão uma situação-problema e tentarão solucionar com ideias e criações.

As equipes formadas terão que se inscrever para a etapa ‘Regional’, que vai acontecer através das trilhas de inovação tecnológica em cada Gerência Regional de Educação (GRE). As trilhas darão início no mês de abril e serão realizadas em datas diferentes em cada Gerência durante dois dias, com base em quatro eixos temáticos: ‘Soluções governamentais’; ‘Inovação e desenvolvimento regional’; ‘Tecnologias sociais’ e ‘Tecnologias educacionais’.

As maratonas terão caráter classificatório e formativo, nelas ocorrerão hackathons e palestras, para fortalecer o processo de ideia dos estudantes e mentores.

Nas trilhas, serão selecionadas sete equipes por Gerência que participarão da última etapa: ‘Estadual’, que vai acontecer em outubro, na Maratona da Campus Academy, com 98 equipes, um total de 490 alunos que irão apresentar ideias inovadoras de produtos ou processos, e a potencialização em solucionar os problemas reais apontados e inseridos em suas vivências.

No Campus Academy serão selecionadas 20 (vinte) equipes para ingressarem na segunda fase do Programa Ouse Criar, que acontecerá em 2021.

Mais informações estão disponíveis na página 18 do Diário Oficial do Estado https://auniao.pb.gov.br/servicos/arquivo-digital/doe/janeiro/fevereiro/diario-oficial-15-02-2020.pdf.

Programa – Criado em 2019, o Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo ‘Ouse Criar’ tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de jovens empreendedores por meio do fomento, sistematização e implementação de ações educacionais que promovam, a partir de soluções para problemas contextualizados, tanto a criação ou melhoria contínua de produtos ou processos, como o surgimento de novos empreendimentos.

Lançamento do edital

10 de fevereiro de 2020

Período de seleção dos estudantes nas escolas

20 de fevereiro a 30 de março de 2020