Notícias

Nota de pesar pelo falecimento do ex-governador da Paraíba e ex-presidente da Casa do Estudante Wilson Braga

publicado: 18/05/2020 18h03, última modificação: 18/05/2020 18h03
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2020-05-18 at 16.24.13 (1).jpeg
WhatsApp Image 2020-05-18 at 16.24.13 (2).jpeg
WhatsApp Image 2020-05-18 at 16.24.13 (3).jpeg
WhatsApp Image 2020-05-18 at 16.24.13.jpeg

É com pesar que a Casa do Estudante da Paraíba, por meio da Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, lamenta o falecimento do Ex-Governador do Estado Wilson Leite Braga, que foi residente e presidente do conselho estudantil da então Fundação Casa do Estudante da Paraíba, no período de 1951 a 1954 

 Wilson Braga iniciou seus estudos em Conceição e posteriormente na cidade de Patos, no Colégio Diocesano. Depois veio para João Pessoa onde passou a residir na Casa do Estudante, chegando a ser presidente daquela instituição responsável por acolher estudantes do interior do Estado. Fez o curso de Direito e forma-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Paraíba, atual UFPB. Neste mesmo período, Wilson tornou-se líder estudantil e representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), chegando a participar da inauguração da UFPB na companhia do então Governador José Américo de Almeida. Foi casado com a ex-deputada Lúcia Braga. 

A Fundação Casa do Estudante da Paraíba (Funecapestá situada à Rua da Areia, 567, no Centro de João Pessoa. Foi criada e entregue à comunidade estudantil no governo estadual de Argemiro de Figueiredo, em 1937. É um espaço que traz consigo a história não só da educação, mas de lideranças políticas paraibanas, tendo passado por lá diversas personalidades, como ex-governadores, poetas, políticos e artistas, estando em destaque entre estas personalidades políticas e intelectuais os ex-governadores Wilson Braga e Dorgival Terceiro Neto 

Há quem afirme que a Casa do Estudante é fundamental para entender a liderança paraibana do século XX, pois no local há muita história para ser contada. O posto de presidência da instituição já foi disputado por Wilson Braga e Dorgival Terceiro Neto, saindo vitorioso Wilson Braga, cuja liderança foi de relevância para consolidar a política de assistência estudantil desenvolvida nos dias atuais por meio do Governo da Paraíba para os estudantes do interior Paraibano. 

Atualmente, a casa do Estudante destina-se a abrigar estudantes do Ensino Médio e Universitário oriundos do interior do Estado, sem residência em João Pessoa, oferecendo aos seus residentes alimentação, moradia e assistência psicossocial para o pleno desenvolvimento humano do residente. Em janeiro de 2015, o Governo do Estado da Paraíba por intermédio de medida provisória e posteriormente da lei 10467/2015, a Funecap passa a ser denominada Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil, ficando assim ligada à Secretaria de Estado da Educação. A Casa do Estudante segue cumprindo seu papel social que foi uma conquista da luta organizada dos Estudantes liderados a época pelo então estudante Wilson Leite Braga que deixa seu legado para organização estudantil paraibana. 

 

 

João Pessoa-PB , 18 de Maio de 2020. 

 Direção , Funcionários e Residentes da Casa do Estudante da Paraíba .