Mais de 3,2 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino são aprovados na primeira chamada do Sisu 2021

publicado: 08/03/2022 07h55, última modificação: 08/03/2022 10h38
AprovadosSisu22jpg.jpg

A dedicação dos estudantes aos estudos e os programas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), garantiram a conquista de uma vaga no ensino superior a 3.208 estudantes da Rede Estadual de Ensino na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), dos quais 442 estudantes foram classificados em 1º lugar. O número tende a aumentar nas próximas chamadas do Sisu.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve o maior índice de aprovação com 1.355 estudantes da rede pública estadual. Importante destacar também que a SEECT registrou 327 estudantes com desempenho acima de 900 pontos na redação. Esse resultado também é fruto de programas educacionais como Desafio Redação Nota Mil e o Se Liga no Enem que prepararam estudantes egressos e concluintes da terceira série do Ensino Médio para o Enem na Rede Estadual,  durante o ano letivo de 2021.

Apesar das dificuldades na educação por causa da pandemia, A SEECT, por meio do Programa Se Liga no Enem, contabilizou 5.761 estudantes concluintes ou egressos da Rede Estadual de Ensino que se inscreveram para as aulas preparatórias de revisão on-line, fazendo uso do Google Classroom como sala de aula virtual numa perspectiva multiplataforma com o Google Meet, TV Paraíba Educa, Rádio Tabajara e You Tube. além do Desafio Nota 1000, com questões lançadas semanalmente.

Durante o ano de 2021, a SEECT ampliou suas ações pedagógicas para garantir o conhecimento e preparação necessárias para alunos e egressos da rede pública estadual nas provas do Enem. Todas elas foram realizadas em formato remoto e híbrido garantindo acessibilidade aos alunos e respeitando os protocolos de segurança sanitária.

O Secretário de Educação, Claudio Furtado, parabenizou os estudantes e destacou os programas da educação voltados para o Enem. “Quero parabenizar a todos os nossos alunos! Estou muito feliz por ver o número de aprovados  nessa primeira chamada do SISU, com muitos classificados em primeiro lugar em diversos cursos. Isso mostra a força dos programa da educação como o Se Liga No Enem e o Desafio Nota Mil, e a efetividade do ensino híbrido e remoto, como também o esforço do governador João Azevedo em melhorar cada vez mais a educação da Paraíba, garantindo uma educação pública de qualidade e fornecendo infraestrutura para que cada vez mais nossos alunos possam atingir o seu sucesso”.

O estudante José Bruno Pires Pedrosa, passou em primeiro lugar para o curso de Medicina na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ele concluiu o Ensino Médio em 2019 na Escola Normal Estadual José de Paiva Gadelha, em Sousa. Com dedicação diária aos estudos, apoio dos pais, curso preparatório, amigos, professores e programas da Rede Estadual como o Se Liga No Enem, o estudante conquistou o grande sonho de passar em medicina. “O sonho de fazer medicina nasceu no terceiro ano do Ensino Médio. Não foi fácil, enfrentei muitas dificuldades, me dediquei bastante para fazer uma rotina de estudos, sempre com a motivação dos meus pais e professores. Valeu a pena todo o esforço e sacrifícios que tive que fazer para dar prioridade aos conteúdos. Essa conquista não é só minha, é de toda minha família e eu estou muito feliz, contou Bruno Pires, contou”.

Apesar das dificuldades com a saúde durante o ano de 2021, a estudante Emilly Ferreira de Oliveira, da Escola Estadual de Ensino Médio Profª Argentina Pereira Gomes, em João Pessoa, conquistou uma vaga no curso que desejava, ela vai cursar Turismo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “O ano de 2021 foi bem difícil para mim, tive alguns problemas de saúde, e meu maior desafio era estudar e focar no Enem. Com ajuda da minha mãe e familiares, consegui dar continuidade aos meus estudos, tive o apoio dos programas da Secretaria de Educação como o Se Liga No Enem, assisti aulas gratuitas e videoaulas no youtube. Ver minha classificação na minha primeira opção de curso me deixou muito feliz, disse”.