Notícias

Inscrições abertas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

publicado: 23/05/2019 09h50, última modificação: 23/05/2019 09h50
Encceja-2019-capa.jpg

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) abertas nessa segunda-feira (20) são direcionadas a Jovens e Adultos que desejam concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Os candidatos podem se inscrever até o dia 31 de maio pelo endereço eletrônico: enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

As provas serão realizadas em todas unidades de ensino da Federação no dia 25 de agosto, pela manhã a partir das 9h e a tarde às 15h30. O resultado será divulgado no último trimestre de 2019.

 A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental, a exigência mínima é de 15 anos completos na data de realização do Exame, para aqueles que visam a Certificação de Conclusão do Ensino Médio a exigência mínima é de 18 anos completos.

O candidato que faltou as provas no ano de 2018 e quiserem realizar as provas de 2019, terá que justificar a ausência no Sistema de Inscrição este ano para manutenção da gratuidade. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para realizar o Exame.

O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova têm  30 questões de múltipla escolha. No Ensino Fundamental as áreas de conhecimento avaliadas são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. Já no Ensino Médio as áreas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.