Inquérito Epidemiológico: primeira etapa tem resultados promissores sobre segurança das atividades presenciais nas escolas

publicado: 12/11/2021 08h57, última modificação: 12/11/2021 08h57
WhatsApp Image 2021-11-12 at 08.39.29.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), em cooperação com a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), divulgou, nesta quinta (11), o primeiro balanço do Programa Continuar Cuidando Educação, referente à primeira etapa do inquérito epidemiológico realizado com estudantes e professores do Ensino Infantil. O programa busca analisar de que modo se dá a transmissão da covid-19 diante do aumento das atividades presenciais nas escolas. Assim, através de testes de antígeno, a presença do vírus está sendo mapeada no ambiente educacional das redes pública e privada de todas as regiões de educação e saúde da Paraíba.

A primeira etapa testou um total de 1.998 estudantes e 722 professores. O nível de prevalência do vírus foi de 0,6% nos alunos e 0,3% nos docentes. No final do ano de 2020, o inquérito Continuar Cuidando identificou que 2,2% das crianças de 0 a 9 anos apresentaram infecção ativa por covid-19, em um período em que não havia nenhuma atividade presencial nas escolas. Tais dados demonstram uma baixa circulação do Sars-Cov-2 entre estudantes e professores da Educação Infantil em um contexto de retomada de atividades presenciais. O inquérito não busca avaliar diretamente a repercussão de medidas preventivas, mas com base em outros estudos de âmbito internacional, sugere-se que o uso de máscaras, o número reduzido de estudantes por turma e a vacinação de professores contribuem para essa baixa circulação observada na pesquisa.

Sobre a perspectiva de ampliação das atividades escolares, o Secretário Estadual de Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, está otimista em relação aos primeiros resultados. “Conseguimos atingir escolas da rede pública e privada e tivemos resultados promissores sobre a possibilidade de aumentar a realização de atividades educacionais presenciais em 2022. Cada escola que participa do inquérito está possibilitando que o ambiente seja avaliado em relação à segurança para alunos e profissionais”. Finalizou.

O diretor da ESP-PB, Felipe Proenço, destacou a importância do inquérito para a segurança das atividades educacionais no estado. “Os resultados atuais demonstram a viabilidade de retorno de atividades presenciais para a Educação Infantil, bem como a necessidade de manutenção de medidas preventivas no âmbito escolar. Tais informações serão complementadas nas próximas etapas do estudo, com dados no ensino fundamental, médio e superior”, afirmou. Felipe Proenço falou ainda sobre o valor da participação dos pais neste contexto. “Autorizar o seu filho a participar da pesquisa é muito importante, pois através dos testes podemos saber como  vírus está circulando na escola e se ela é um ambiente seguro para todos”.

A primeira etapa do Continuar Cuidando Educação abrangeu 231 escolas de Educação Infantil, distribuídas em 91 municípios das 14 Gerências Regionais de Educação. Entre as escolas, 145 são municipais, correspondendo e 86 são privadas. A próxima etapa acontecerá nas escolas de Educação Fundamental, para estudantes e professores dos anos iniciais, que compreende alunos do 1º ao 5º ano.