Notícias

Governo realiza etapa final do Festival SIVUC@THON: Arte em Cena Digital e divulga vencedores em transmissão ao vivo

publicado: 08/04/2021 12h32, última modificação: 08/04/2021 16h55
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
ArteEmCenaLive copiar (1).jpg
ArteEmCenaLive copiar 2.jpg
WhatsApp Image 2021-04-08 at 12.28.48.jpeg
WhatsApp Image 2021-04-08 at 12.15.45 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-04-08 at 12.15.45.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), realizou nessa quarta-feira (07), em uma live pelo canal do youtube da Secretaria, a etapa final do Festival SIVUC@THON: Arte em Cena Digital nos acordes do Mestre Sivuca, o Poeta do Som’. A live apresentou as seis produções artísticas vencedoras e contou com vídeo do Governador João Azevêdo, participação do Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, e do presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura. 

As apresentações das equipes vencedoras estão disponíveis em playlist no youtube da Secretaria https://www.youtube.com/c/EducacaoGovPB ou direto pelo link https://youtube.com/playlist?list=PLtEJsBDwcDJ3uJ3BngYqhWbOdkAEFhufy.

Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Festival foi realizado de forma remota, em plataformas digitais. O tema do Arte em Cena Digital faz alusão às ações governamentais desenvolvidas no âmbito do Ano Cultural Mestre Sivuca, instituído por meio do Decreto nº 40.023 de 14 de fevereiro de 2020. O investimento total do projeto foi de R$ 588 mil. 

O SIVUC@THON foi desenvolvido pela SEECT em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), considerando a Fundação de Apoio a Pesquisa da Paraíba (Fapesq/PB), a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc/PB) e a Fundação Casa de José Américo (FCJA). 

O festival tem como objetivo incentivar o acesso às diversas manifestações no campo da arte, além de sua prática no cotidiano escolar das unidades pertencentes à Rede Estadual de Ensino, por meio de seis modalidades: Artes Visuais, Dança, Literatura, Música, Produção Audiovisual e Teatro, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a produção artística local e nacional. Participaram os alunos do 8º e 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ciclos IV, V e VI da Educação de Jovens e Adultos.

Os vencedores foram: 

 Artes Visuais: Maria Eduarda de  Oliveira, da Escola Cidadã Integral Ana Ribeiro, em João Pessoa; 

Dança:  Méllonny Luiza da Silva, Maria Clara Dias, Maria Eduarda Dias, William Faustino, Bruno Isllan Silva, Guilherme de Jesus Lima, Emanuelle Cosma e Luan Carlos Silva de Brito, da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité;

Literatura: Fabiana Dantas, José Willton Candido e Maria Luana  Pereira, da  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Soledade Assis Freitas, em Cajazeirinha; Música: Kelvin Kauan de Paiva, Breno Kellwen Martins, Tarcisio  Gustavo Cavalcante, Josielson Alves e Nathan Silva, da ECI José Siqueira, em Conceição; 

Produção Audiovisual: Bruno Silva, da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Tenório De Sousa-Escola do Campo, na Zona Rural de Monteiro;

Teatro:  Lisandra Maria Pereira, Kauan Monico Soares, Diego da Silva e Weverson Renan Fernandes de Sousa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Dione Diniz Oliveira Dias, em Sousa.

As seis propostas vencedoras do SIVUC@THON irão ganhar um Curso de Aprofundamento Artístico a ser realizado em João Pessoa, desenvolvido pelos parceiros do Festival. O curso de aprofundamento terá duração de uma semana e serão contempladas atividades correspondentes a cada linguagem artística.  

O Governador João Azevêdo parabenizou todos os estudantes que participaram do Arte em Cena Digital e reforçou o compromisso de continuar investindo na educação e cultura. “Concluímos com muito sucesso essa versão virtual do festival Arte em Cena, que desta vez homenageou o grande poeta do som, o Mestre Sivuca. Mesmo diante das dificuldades e desafios ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, não medimos esforços para nos adaptarmos e asseguramos a realização de mais uma ação que tem como objetivo principal promover a integração entre as políticas públicas estaduais de educação, cultura e, acima de tudo, de desenvolvimento. Por meio dessa iniciativa, conseguimos oferecer aos nossos jovens o acesso a diversas manifestações artísticas, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a população artística local e nacional. Parabenizo a todos que participaram e aos vencedores. Reforçamos o nosso compromisso de continuar investindo nas políticas de educação e cultura, para que mais pessoas tenham oportunidade de mergulhar e de abrir as portas para o futuro no universo da arte”.

Durante a live, o Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, destacou a importância do Arte em Cena e agradeceu a participação de todos.  “Esse é o coroamento de um Arte em Cena totalmente diferente, que misturou arte com inovação. O Arte em Cena é um programa impulsionador, uma política pública que resgata a cultura e valoriza artistas da nossa região, além disso, é uma oportunidade para nossos estudantes descobrirem seus talentos. Apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, com o distanciamento social, conseguimos homenagear o grande Mestre Sivuca, e também dar apoio a artistas paraibanos em todas as regiões do Estado.  Vimos excelentes apresentações nas seis modalidades artísticas e isso mostra o protagonismo da nossa rede. Fiquei muito feliz com o resultado, quero agradecer aos parceiros que contribuíram nessa edição:  Gerências Regionais da Educação, equipes, professores, artistas tutores e principalmente aos nossos estudantes pela dedicação. Ano que vem esperamos inaugurar a nossa Escola Técnica de Arte aqui em João Pessoa, que será mais um marco nessa construção de apoio a arte”, falou.

A equipe do estudante Kauan Monico Soares, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof Dione Diniz Oliveira Dias, em Sousa, venceu na modalidade Teatro. Ele conta que os ensaios para a gravação da apresentação aconteceram pelo Google Meet. “Devido ao distanciamento social tivemos ensaios pelo Google Meet e poucos presenciais, o que tornou o projeto muito mais trabalhoso, mas ao mesmo tempo prazeroso, pois tínhamos pessoas dedicadas para fazer o melhor, e graças a eles atingimos nosso objetivo. Essa vitória representa o fruto do esforço de todos os que ajudaram a tornar esse projeto realidade”, ressaltou.

Etapas – O Arte em Cena Digital 2020 aconteceu em três etapas: Escola, Regional e Estadual. A primeira aconteceu em cada unidade escolar inscrita, integradas ao Regime Especial de Ensino; a segunda foi desenvolvida a partir das Gerências Regionais de Educação a qual a escola está vinculada, culminando na terceira etapa, de caráter estadual. 

Todas as etapas aconteceram de forma remota. A Etapa Regional foi realizada em duas fases. A primeira correspondeu à seleção das propostas artísticas apresentadas pelas escolas. Dentre os projetos encaminhados a cada Gerência Regional de Educação, foram selecionadas três propostas por linguagem artística, totalizando assim 18 propostas a serem desenvolvidas ao longo da Etapa Regional. A segunda fase correspondeu ao desenvolvimento das propostas selecionadas. Cada linguagem artística teve um Mentor Artista, selecionado por meio de uma Comissão de Seleção, responsável por auxiliar no desenvolvimento das propostas. 

 A Etapa Estadual teve 18 produções artísticas finalistas, dentre as quais foram escolhidas as melhores produções desenvolvidas pelos estudantes, sendo uma em cada linguagem artística, em duas fases: classificatórias e eliminatórias. A primeira fase correspondeu à seleção por parte de uma Comissão Avaliadora Estadual das produções artísticas enviadas durante a Etapa Regional. A segunda fase foi a apresentação dos 18 finalistas, em formato digital, com duração de no máximo três minutos, resultando em seis projetos vencedores, um em cada modalidade.