Notícias

Governo lança edital de apoio a estudantes egressos da rede estadual com bom desempenho no Enem 2020

publicado: 13/04/2021 09h43, última modificação: 13/04/2021 12h18
WhatsApp Image 2021-04-13 at 09.13.48.jpeg

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, lançou o edital de apoio a estudantes egressos de excelência da rede estadual de ensino. O edital visa conceder apoio financeiro aos alunos que apresentaram um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O auxílio financeiro para bolsas de pesquisa será de R$ 400 mensais, pelo período de 12 meses.

O estudante interessado em receber uma bolsa deverá realizar a sua inscrição on-line no endereço https://sigfapesq.ledes.net, até o dia 12 de maio.  Para acessar o sistema é necessário se cadastrar na plataforma. As informações de como se cadastrar estão disponíveis no Manual do Usuário. O horário limite para envio da documentação no sistema SIGFAPESQ será até às 17h, horário local. A divulgação do resultado final será no dia 28 de maio deste ano. 

Serão concedidas até 10 bolsas para os alunos que obtiveram nota igual ou superior a 980 pontos na redação do Enem 2020, e até 20 bolsas para os alunos que foram selecionados em primeiro lugar em curso superior na chamada regular (ampla concorrência ou cotas), matriculados em IES do estado da Paraíba, por meio do Sisu 2020. No total, serão disponibilizados R$ 144 mil, oriundos do Tesouro Estadual.

Para concorrer ao Edital, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos: ter estudado todo o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino Estadual da Paraíba e tê-lo concluído, no máximo, há três anos; Ser a primeira admissão em curso de graduação em Instituição de Ensino Superior, por meio do SISU.

Durante o programa Conversa com o Governador, desta segunda-feira (12), o governador João Azevêdo ressaltou a importância dessa ação. “Nós estamos destinando recursos para estas bolsas como forma de incentivar os alunos, porque eu sei que isso é um esforço muito grande. Na Universidade muitas vezes vai ser exigido um deslocamento maior, uma necessidade de um aporte e através desse edital estaremos ajudando 30 alunos a atingirem seus objetivos de maneira mais fácil. Tenho certeza que assim que as condições permitirem iremos ampliar esse programa”, garantiu.

 Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos pelo endereço eletrônico programas-projetos@fapesq.rpp.br ou pelo telefone (83) 99921-4203, no horário de segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.