Governo investiu cerca de R$ 500 milhões em ações na Educação em 2021

publicado: 14/12/2021 16h16, última modificação: 14/12/2021 16h16

O governador João Azevêdo e o secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, destacaram, nesta segunda-feira (13), durante o programa Conversa com o Governador, algumas ações da educação e seu relevante papel neste período de enfrentamento da Covid-19. Em 2021, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 500 milhões nesta área, em ações que vão desde a construção e reformas de escolas à distribuição de chips para garantir o acesso dos estudantes às aulas via internet. A Rede Estadual é composta por 657 escolas,  246 mil estudantes e 17 mil professores.

Na ocasião, o governador comentou que a Secretaria de Educação desempenhou um papel fundamental durante este período de enfrentamento da pandemia. “Tivemos condições de dar respostas naquilo que se refere à continuidade do ensino e, ao mesmo tempo, não houve paralisação de atividades, que passaram a ser de modo remoto. Continuaram também as publicações de editais para apoio à pesquisa, isso foi fundamental para que a gente pudesse manter a educação no patamar que ela exige. Foi um esforço grande de todo o time da educação e avançamos muito”, observou João Azevêdo.

Além disso, o governador destacou também os convênios que estão sendo feitos com os municípios paraibanos na área da educação. “Isso resulta na construção de creches, reformas de escolas, construção de escolas municipais, ginásios, ônibus repassados para transporte escolar, etc. Enfim, foi um ano difícil por causa da pandemia, mas extremamente produtivo naquilo que se refere à educação”, avaliou.

Entre as ações que se destacam em 2021, na área de educação, estão: reformas/manutenção e ampliação de escolas (R$ 81,1 milhões); construção de novas escolas (R$ 39,1 milhões); implantação de 73 escolas integrais (R$ 20,2 milhões); um milhão de cestas básicas para os estudantes (R$ 45,2 milhões); chips 3g/4g (R$ 14 milhões); TV Paraíba Educa (R$ 1,6 milhão), entre outros investimentos.

Em Ciência e Tecnologia, pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), neste ano de 2021, a Paraíba ultrapassou o número de editais lançados nos dois últimos anos. Foram 51 editais, somando um investimento de mais de R$ 54,5 milhões. “Esses investimentos incluem bolsas de iniciação científica, bolsas de mestrado, bolsas de doutorado, edital de fomento a pesquisadores, enfim, todos esses editais valorizam a infraestrutura de pesquisa do estado que faz com que a Paraíba seja um dos líderes na formação de recursos humanos qualificados”, frisou o secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado.

O secretário ainda acrescentou que durante este período de pandemia, o estado fez o possível para atingir o máximo de alunos, fazendo com que as desigualdades fossem diminuídas. “A Paraíba se saiu bem, temos várias avaliações externas de ensino remoto com notas positivas. Esse trabalho foi coroado quando o governador recebeu em São Paulo, o prêmio de Boas Práticas do CLP pelo reconhecimento à qualidade do Paraíba Educa. Isso representa o esforço de um Governo que enxerga a educação como essencial para o desenvolvimento do Estado”, comentou Cláudio Furtado.