Governo do Estado publica editais dos prêmios Mestres da Educação e Escola da Valor 2021

publicado: 24/08/2021 09h41, última modificação: 15/09/2021 09h35
WhatsApp Image 2021-08-24 at 09.35.31.jpeg

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB), publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (24) os editais da edição 2021 dos Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor. Os prêmios têm por objetivo o fomento, a seleção e valorização de práticas pedagógicas exitosas executadas por professores e pela comunidade escolar nas unidades de ensino públicas estaduais, que comprovadamente tenham sucesso na atuação no Regime Especial de Ensino, durante o ano letivo de 2021. Os profissionais contemplados receberão a importância financeira correspondente ao 14º e 15º salários.

Mestres da Educação - O Prêmio Mestres da Educação estará aberto, exclusivamente, a professores em efetivo exercício de suas funções, com carga horária de sala de aula registrada no Sistema Saber e lotados em escolas da Rede Pública Estadual da Educação Básica, que estejam atuando em Regime Especial no ano letivo de 2021, por meio de ações pedagógicas. Serão estabelecidos critérios para seleção, através da apresentação de instrumentos que deverão fazer referência a boas práticas docentes frente aos desafios do processo de ensino e aprendizagem e que possibilitam o sucesso escolar dos estudantes.

A inscrição para o Prêmio Mestres da Educação ocorrerá no período de 13 de setembro de 2021 até 24 de setembro de 2021 no endereço eletrônico http://www.see.pb.gov.br/premios e se dará exclusivamente por meio de preenchimento de formulário eletrônico e envio do projeto do professor elaborado para o ano de 2021, em consonância com os requisitos estabelecidos no edital da premiação. O resultado final da premiação será divulgado no dia 23 de dezembro de 2021.

O Prêmio Mestres da Educação tem por objetivo valorizar os professores da rede pública estadual da Educação Básica que se destaquem pela competência nas diversas áreas do conhecimento e por práticas pedagógicas inovadoras e bem sucedidas que promovam os estudantes, possibilitando-lhes a permanência e elevação do nível de aprendizagem.

Escola de Valor  -  Para se inscrever no Prêmio Escola de Valor, a gestão escolar (diretor, vice-diretor ou secretária escolar) deverá realizar a inscrição das escolas através do endereço http://www.see.pb.gov.br/premios. Para isso, a escola precisa apresentar um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), elaborado para o Regime Especial de Ensino no ano de 2021. Posteriormente, a gestão escolar deverá encaminhar o relatório de execução do PIP, além de documentos comprobatórios. O período de inscrições será do dia 13 ao dia 24 de setembro. O resultado final também será divulgado no dia 23 de dezembro de 2021.

O principal objetivo do prêmio é avaliar as escolas públicas estaduais de Educação Básica nas diversas dimensões da Gestão Escolar, envolvendo também a Gestão Pedagógica, Participativa, de Pessoas e Lideranças, e de Infraestrutura. Além disso, o Prêmio Escola de Valor visa a valorização das escolas e profissionais que se destaquem pela competência nas diversas dimensões da gestão escolar e por iniciativas de experiências inovadoras e bem sucedidas que contribuam para a melhoria contínua das unidades de ensino.

Premiações - Na edição de 2020, foram contemplados 732 professores no Prêmio Mestres da Educação e 62 escolas no Prêmio Escola de Valor, premiando 1.830 profissionais da educação. Considerando os dois Prêmios (Mestres da Educação e Escola de Valor), a SEECT premiou 2.562 servidores, sendo aplicado o recurso de mais de R$ 9 milhões.