Governo divulga resultados dos Prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor 2020

publicado: 21/12/2020 15h43, última modificação: 21/12/2020 15h43
WhatsApp Image 2020-12-21 at 14.39.17.jpeg

No Programa ‘Fala Governador’ desta segunda-feira (21), o Governador João Azevêdo divulgou o resultado dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor 2020. Os prêmios vão gratificar 2.653 profissionais da educação com 14º e 15º salários pelas práticas pedagógicas exitosas de professores e comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino, que comprovadamente estejam tendo sucesso na atuação no Regime Especial de Ensino durante o ano letivo de 2020. Os resultados estão disponíveis na página dos prêmios na internet, no endereço http://www.see.pb.gov.br/premios.

Este ano foram selecionados 732 professores no Mestres da Educação, e 62 escolas contempladas com o prêmio Escola de Valor. As duas premiações tiveram um investimento de R$ 9.030.224,59. O pagamento será realizado na próxima quarta-feira (23).

Escola de Valor -  A gestão da escola precisou apresentar um projeto de planos estratégicos elaborados para o Regime Especial de Ensino, os relatórios de execução desses planos, além de documentos comprobatórios. Os projetos de planos estratégicos das escolas foram avaliados a partir de critérios estabelecidos no edital do prêmio.

O principal objetivo do prêmio é avaliar as escolas públicas estaduais de Educação Básica nas diversas dimensões da Gestão Escolar, envolvendo também a Gestão Pedagógica, Participativa, de Pessoas e Lideranças, e de Infraestrutura. Além disso, o Prêmio Escola de Valor visa a valorização das escolas e profissionais que se destaquem pela competência nas diversas dimensões da gestão escolar e por iniciativas de experiências inovadoras e bem sucedidas que contribuam para a melhoria contínua das unidades de ensino.

Mestres da Educação - Já o Prêmio Mestres da educação foi aberto, exclusivamente, a professores em efetivo exercício de suas funções, com carga horária de sala de aula registrada no Sistema de Acompanhamento de Pessoal (SAP) e lotados em escolas da Rede Pública Estadual da Educação Básica, que estejam atuando em Regime Especial no ano letivo de 2020, por meio de ações pedagógicas.

Foram estabelecidos critérios para seleção, através da apresentação de instrumentos que deverão fazer referência a boas práticas docentes frente aos desafios do processo de ensino e aprendizagem e que possibilitam o sucesso escolar dos estudantes. O Prêmio Mestres da Educação tem por objetivo valorizar os professores da rede pública estadual da Educação Básica que se destaquem pela competência nas diversas áreas do conhecimento e por práticas pedagógicas inovadoras e bem sucedidas que promovam os estudantes, possibilitando-lhes a permanência e elevação do nível de aprendizagem.

Premiações 2019 - Na edição do ano passado foram contemplados 1.227 professores e 61 escolas, através de 2.653 profissionais da educação. No total, foram distribuídos mais de R$ 9,6 milhões de reais.