Notícias

Gira Mundo Professores divulga resultado preliminar para Finlândia e Espanha e final para ‘Formação de Formadores’

publicado: 01/08/2019 08h36, última modificação: 01/08/2019 08h36
GIRA MUNDO FINLÂNDIA (1).jpeg

Professores na Finlândia em 2018

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), divulgou nessa quarta-feira (31) o resultado preliminar dos professores efetivos da Rede Estadual selecionados no programa Gira Mundo Professores para Finlândia e Espanha, e o resultado final para o edital de “Formação de Formadores’ na Finlândia. Em 2019 o programa está ofertando 104 vagas para professores efetivos da Rede Estadual de Ensino para formações na Finlândia, Israel e Espanha. O resultado com os selecionados para Israel foi divulgado no dia 22 de julho.

As vagas são divididas entre quatro instituições parceiras, sendo 30 bolsas para Häme University of Applied Sciences (HAMK) e 30 bolsas para Tampere Universisty of Applied Sciences (TAMK), na Finlândia; entre as vagas para as universidades finlandesas (HAMK e TAMK), 20 estão disponíveis no edital voltado para professores que já participaram do Programa para realizarem o curso de formação de formadores na Finlândia por um mês. Para a Mondragon Unibertsitatea, na Espanha, são 14 vagas, e para Israel são 30 bolsas, 15 para o Kibbutz Ketura e 15 bolsas para o Kibbutz Lotan, cujo resultado final foi disponibilizado no endereço eletrônico http://fapesq.rpp.br/editais-resultados/gira-mundo-israel-2019-resultado-final-dos-projetos-selecionados.

O resultado preliminar dos professores selecionados para a Espanha e Finlândia está disponível no endereço eletrônico http://fapesq.rpp.br/editais-resultados/resultado-preliminar-gira-mundo-espanha-gira-mundo-finlandia-tamk-gira-mundo-finlandia-hamk e o resultado final do edital de ‘Formação de Formadores’ no endereço http://fapesq.rpp.br/editais-resultados/resultado-final-apos-recursos-edital-de-bolsas-008-2019-gira-mundo-finlandia-formacao-de-formadores-2013-hamk-ou-tamk. O resultado final para Espanha e Finlândia será publicado dia 08 de agosto.

A formação na Espanha, novidade do Programa, terá duração de dois meses, nos quais os professores selecionados irão desenvolver atividades de formação com ênfase no modelo educativo cooperativo, educação integral e inclusiva e contextos cooperativos de formação. Os participantes receberão bolsa auxilio, instalação em uma residência universitária e seguro saúde pelo período da formação custeados pelo Programa.

Já os consolidados programas de formação desenvolvidos na Finlândia e em Israel seguem com o formato anterior, no entanto, aproximando-se cada vez mais das demandas da Educação Básica da Paraíba. A formação na Universidade de HAMK, na Finlândia, tem a duração de dois meses, enquanto a de Israel, e em TAMK, Finlândia, a duração é de um mês.

 Gira Mundo Professor - O Programa Gira Mundo Professores é uma ação do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), desenvolvido com o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica no Estado mediante a formação de professores e gestores da Rede Estadual de Ensino em instituições de ensino superior internacionais com excelência reconhecida em diferentes áreas do conhecimento.  De 2016 a 2018 o Programa Gira Mundo Professor promoveu a formação internacional de 171 professores, 151 para Finlândia e 20 para Israel.