Notícias

Estudantes da Rede Estadual são homenageados pelo destaque na Olimpíada Nacional de Ciências

publicado: 11/11/2019 14h16, última modificação: 07/02/2020 11h46
Fotos: Diego Nóbrega / Texto: Kelly Souto
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
Homenagem no C16ongresso de Química .JPG
Homenagem no C01ongresso de Química .JPG
Homenagem no C04ongresso de Química  (1).JPG
Homenagem no C11ongresso de Química .JPG
Homenagem no C12ongresso de Química .JPG
Homenagem no C15ongresso de Química .JPG
Homenagem no C10ongresso de Química .JPG
Homenagem no C14ongresso de Química .JPG

Vinte estudantes da Rede Estadual foram homenageados no 59º Congresso Brasileiro de Química (CBQ) pelo destaque na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) com medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa pela participação. A homenagem aconteceu na última sexta-feira (08), no Hotel Tambaú, em João Pessoa. Os alunos receberão as medalhas e certificados da Olimpíada na cerimônia de premiação no dia 28 deste mês, na Universidade de São Paulo (USP).

A Paraíba teve 85% de estudantes da Rede Pública inscritos na ONC em todo país, desses, 60% são da Rede Estadual, um total de 364 escolas inscritas. O Congresso Brasileiro de Química, por meio da   Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), convidou os alunos com maior destaque para receberem a homenagem. A Secretária de Gestão Pedagógica da SEECT, Giovanna Marques, esteve presente no evento e entregou certificados aos alunos pela participação.

A ONC aconteceu de 01 de junho a 21 de setembro deste ano. Ao todo, a Rede Estadual conquistou 13 medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e 10 de bronze, além disso, outros alunos ganharam menção honrosa. 

A Olimpíada é direcionada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e aconteceu em duas etapas: a primeira foi nas escolas, que selecionou os alunos para a segunda etapa realizada em nível estadual. Tem o objetivo de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais e identificar estudantes talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

O aluno Samuel Melo da Silva, da Escola Cidadã Integral Dr. Trajano Pires da Nóbrega, em Condado, ganhou a medalha de ouro entre os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A outra medalha de ouro da Rede Estadual para os alunos da 3ª série do Ensino Médio foi conquistada por Matheus Lucas Tavares de Farias, estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Reitor Edvaldo do Ó, em Campina Grande.