Estudantes da Rede Estadual disputam final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

publicado: 18/06/2021 15h12, última modificação: 18/06/2021 15h13
WhatsApp Image 2021-06-18 at 14.37.41.jpeg
WhatsApp Image 2021-06-18 at 14.29.09.jpeg
WhatsApp Image 2021-06-18 at 15.06.20.jpeg

Duas equipes de estudantes, sendo uma da Escola Cidadã Integral Técnica José Duarte Filho, na cidade de Uiraúna, e outra da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior, em Campina Grande, vão disputar no dia 16 de agosto a etapa final  da 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A Olimpíada é uma competição direcionada a estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas  de todo o Brasil.

A ONHB traz uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. A prova para os finalistas será realizada no dia 16 de agosto e a cerimônia de premiação virtual em 12 de setembro.

Na Paraíba, 241 equipes participaram da Olimpíada, entre escolas públicas e privadas, dessas 15 equipes foram finalistas, sendo duas de escolas da Rede Estadual. Neste ano, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio, dessas, 415 grupos de 99 cidades de todos os estados do país irão concorrer a medalhas de bronze, prata e ouro em uma cerimônia online que foi adaptada pelo segundo ano devido à pandemia do coronavírus.

Equipe - Cada equipe na Paraíba é formada por três estudantes e um professor de história. A equipe da Escola Cidadã Integral Técnica José Duarte Filho, na cidade de Uiraúna, é formada pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio: Juliana Calixto, Avila Letícia da Silva, Isabelly Freitas e o professor Reginaldo Carlos de Melo. A equipe também contou com o estudante egresso, Rubens Andrade, que atuou como monitor e, atualmente, cursa História na Universidade Federal de Campina Grande.

Já a equipe da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior, em Campina Grande, é formada pelos alunos da 2ª Série do Ensino Médio, Mateus Henrique Lima, Nícolas Wesley Correia e Vitor Nascimento, e a professora Raíssa Costa.

O professor de História, Reginaldo Carlos de Melo, ressalta que chegar na final é uma grande conquista pelo nível que a competição apresenta. “Fiquei muito feliz por saber que fomos classificados para final, mas não surpreso, porque os alunos se dedicaram muito durante o percurso, apesar das dificuldades,pois estamos entre os melhores. O desempenho escolar geral tende a aumentar com a participação dos estudantes nas olimpíadas, justamente por esse fator competitivo e suscitar o ambiente de jogo. Percebemos o crescimento acadêmico, individual, escolar e principalmente pessoal, que acaba  se ampliando para o desenvolvimento para outras disciplinas e atividades da escola”.

Para a professora de História e orientadora, Raíssa Costa, “estamos vivendo um momento muito complicado no Brasil e na educação, então essa conquista veio trazer um pouco mais de esperança e de certeza de que o ensino público pode oferecer excelentes oportunidades a esses jovens. Foi muito bom compartilhar da conquista deles e ver toda a comunidade escolar comemorar junto, vibrar junto, a torcida estava grande. Foi um momento de recompensa por toda a dedicação e empenho que eles tiveram ao longo da competição que realmente exige muito do estudante e da orientadora”, contou.

Etapas - A ONHB conta com sete etapas, seis são online, cada uma com duração de uma semana, respondendo questões de múltipla escolha e realização de tarefas e a última etapa presencial. Cada fase possui 11 questões, que podem ser respondidas pelos participantes a partir de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades) e tem impacto positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

ONHB – A Olimpíada Nacional em História do Brasil  é um projeto realizado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e considerada uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades.