Notícias

Conselho Estadual de Educação aprova Proposta Curricular do Ensino Médio na Paraíba

publicado: 18/12/2020 20h07, última modificação: 18/12/2020 20h07
WhatsApp Image 2020-12-18 at 16.52.46.jpeg

O Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE) aprovou nessa quinta-feira (17) o Documento com a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba - PCEM/PB. O novo currículo passa a valer em 2021 na Rede Estadual de Ensino. A Paraíba é o segundo estado no Brasil a aprovar o novo referencial curricular.

Em novembro de 2020 o documento foi enviado ao CEE para ser analisado e aprovado. Agora, com a finalização desta fase, todas as escolas de ensino médio da Rede Estadual paraibana terão à sua disposição um documento orientador das aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da etapa, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o estabelecido na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

A partir de 2021 as ações se concentram na Formação Continuada dos Profissionais da Rede Estadual e na elaboração ou revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Em seguida, será iniciado o trabalho com a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba implementado o novo Ensino Médio de forma gradativa nas escolas da rede.

A elaboração da Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba teve início em 2019, desde então, o documento passou por três versões preliminares, na qual cada etapa, especialistas convidados e a comunidade escolar puderam discutir e colaborar por meio de consultas públicas. Essas ações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), seguindo plano de trabalho próprio e cronograma validado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, “a Paraíba vem sendo exemplo, é o segundo estado que foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, com proposta inovadora, voltada para o projeto de vida do aluno, que já e uma marca do nosso ensino integral e passa ser uma marca agora do ensino médio nas escolas da Rede Estadual. Quero parabeniza a todos envolvidos da secretaria, gerentes, secretários, estudantes e professores", disse.

A Gerente do Ensino Médio, Léia Gonçalo, enfatizou o processo participativo e a importância da proposta. “A Paraíba está de parabéns, a nossa Proposta de currículo para o Novo Ensino Médio é um trabalho primoroso, de uma qualidade fantástica e construído com várias mãos. Ouvimos professores, gestores a estudantes, além da leitura e contribuição de especialistas das Universidades. A aprovação pelo Conselho Estadual de Educação foi por unanimidade e agora estamos na expectativa para colocar em prática nas nossas escolas a partir de 2021", contou.

 Novo Ensino Médio - O Novo Ensino Médio deve oferecer diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, a partir dos itinerários formativos que terão foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Com essas mudanças, é esperado que os jovens estejam mais preparados e estimulados a fazer escolhas e tomar decisões a partir do protagonismo juvenil, que é a base de toda a estrutura do Novo Ensino Médio.

 

 

 

 

 

.