Alunos da Rede Estadual realizam apresentações artísticas na etapa regional do Festival Arte em Cena

publicado: 26/07/2019 13h28, última modificação: 30/07/2019 11h43
Arte em Cena_Delmer Rodrigues (43).jpg
Arte em Cena_Delmer Rodrigues (45).jpg
Festival Arte em Cena - 8º GRE (6).jpeg

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou em todas as Gerências Regionais de Ensino a etapa regional do Festival de Arte e Cultura na Escola: ‘Arte em Cena’. As apresentações começaram no dia 22 de julho e foram até esta sexta-feira (26). O festival consiste em fomentar, selecionar e valorizar práticas exitosas do cotidiano escolar da Rede Estadual do Ensino Médio da Paraíba, através de cinco modalidades artísticas: Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Literatura, que devem fazer articulação com experiências culturais e artísticas das comunidades locais.

O tema do Festival faz alusão ao decreto que institui 2019 como o Ano Cultural Jackson do Pandeiro, rei do ritmo e cidadão do mundo. Os estudantes já realizaram as apresentações na primeira etapa e serão julgadas, e os primeiros lugares de cada modalidade por Gerência participarão da etapa estadual, que acontecerá no dia 31 de agosto, em João Pessoa

Em João Pessoa, o evento reuniu 1.100 estudantes da Rede Estadual de Ensino da 1ª GRE, no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira.

A divulgação dos resultados estará disponível no endereço eletrônico www.paraiba.gov.br/educacao, na aba “ARTE EM CENA: FESTIVAL DE ARTE E CULTURA NA ESCOLA – TEMA - JACKSON DO PANDEIRO: REI DO RITMO E CIDADÃO DO MUNDO, no dia 31 de agosto, dia que também acontecerá a premiação.

Os estudantes que alcançarem o primeiro lugar, por modalidade, serão premiados com troféus e medalhas. As escolas participantes da Etapa Estadual receberão certificados de mérito e participação e o professor/regente/coreógrafo/orientador/coordenador do projeto e responsável pelos estudantes também receberá certificado de participação.

Segundo a Gerente de Educação da 1º Gre, Wleica Aragão, “o principal foco do festival é valorizar as práticas exitosas. Estamos encantados com os talentos que tem dentro das escolas, está sendo um evento bem gratificante, os alunos estão dominando a sua história e a prática do projeto de vida, isso tudo mostra o protagonismo deles na arte e educação”, falou.

Etapas - O festival acontece em duas etapas. A Etapa Regional que classifica os projetos que vão para a Etapa Estadual. Já a Etapa Estadual está marcada para 31 de agosto em João Pessoa, no Espaço Cultural. Será escolhido o melhor projeto em cada modalidade, totalizando cinco trabalhos.

Arte em Cena - O Arte em Cena: Festival de Arte e Cultura na Escola é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria De Estado Da Educação e da Ciência e Tecnologia, que consiste em fomentar, selecionar e valorizar práticas exitosas do cotidiano escolar da rede estadual do Ensino Médio da Paraíba, em cinco modalidades artísticas, a saber, Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Literatura, que devem fazer articulação com experiências culturais e artísticas das comunidades locais.