Notícias

“Arte em Cena Digital” seleciona mais de 80 artistas paraibanos para mentorias com estudantes da Rede Estadual de Ensino

publicado: 23/07/2020 14h56, última modificação: 23/07/2020 14h56
seleção mentores.jpeg

O projeto “Sivuc@thon: Arte em Cena digital nos acordes do Mestre Sivuca, o Poeta do Som”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), está selecionando 84 artistas em todas as Gerências Regionais de Ensino do Estado para realizarem mentorias especializadas com alunos que irão participar das etapas escolar, regional e estadual do projeto, auxiliando os estudante no desenvolvimento das propostas artísticas a serem apresentadas de maneira remota. Os profissionais selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 800,00 por cinco meses.

Serão selecionados artistas das seis áreas artísticas nas quais os trabalhos dos estudantes serão direcionados: Produção Audiovisual, Dança, Literatura, Artes Visuais, Música e Teatro. Um mentor de cada eixo artística será selecionado em cada uma das 14 Gerências Regionais de Ensino, totalizando 84 profissionais.

Inscrições - Os artistas interessados já podem se inscrever na partir desta quinta-feira (23). As inscrições ficam disponíveis até o dia 31 de julho e, para participar da seleção, o artista deverá preencher formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca, anexando os seguintes documentos: portfólio de comprovação de experiência artística, RG, CPF e comprovante de residência.  O edital com os detalhes da seleção está disponível no mesmo endereço. 

Requisitos - Os artistas interessados devem ter mais de 18 anos e serem paraibanos ou radicados na Paraíba há mais de um ano; precisam ter residência comprovada em município de alguma Gerência Regional de Ensino; e não ser servidor público das administrações direta ou indireta do Governo do Estado ou de municípios. Além disso, serão selecionados, preferencialmente, artistas ainda não contemplados em editais emergenciais do Governo da Paraíba.

Etapas - O Arte em Cena se configura em um conjunto de vivências educativas e culturais e mostras competitivas, envolvendo estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino. Será realizado em três etapas, sendo a primeira no contexto de cada unidade escolar inscrita, a segunda desenvolvida a partir das Gerências Regionais de Educação a qual a escola está vinculada, culminando na terceira etapa, de caráter estadual. Ao fim de todas as fases, os participantes vencedores receberão premiação e certificados. 

Sivuc@thon - Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Festival vai contar com atividades remotas, em plataformas digitais. O investimento total do projeto é de R$ 588 mil. O edital completo do projeto pode ser conferido no site: www.paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca