Secretariado

   

Claudio Benedito Silva Furtado

Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia

 

 É físico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), com mestrado (1994) e doutorado (1999) em Física por essa universidade. É professor na Universidade Federal da Paraíba. Como pesquisador, atua nas áreas Física da Matéria Condensada e Teoria de Campos em Espaços Curvos. Em gestão de C,T&I, foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da UFPB. Em janeiro de 2011 assumiu a Presidência da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ-PB onde permaneceu ate Dezembro de 2018. Em março de 2017 foi eleito Vice-presidente do Conselho de Fundações de Amparo a Pesquisa do Brasil - CONFAP com mandato ate março de 2019. Em janeiro de 2019 foi nomeado Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba. É conselheiro no Comitê Gestor da Internet no Brasil como representante do Conselho Nacional de Secretários de CT&I (Consecti).

 

   

 

 

 

 

 

 

 

Elis Regina Neves Barreiro 

Secretária Executiva de Administração, de Suprimentos e Logística da SEECT

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). E mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2015). Entre 2003 e 2005, atuou no acompanhamento e  execução de projetos de pesquisa nas áreas: agricultura familiar, agronegócio, desenvolvimento sustentável , indústria, arranjos  produtivos locais na Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA). Atuou, no período de 2005 a 2018 na Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da  Paraíba ( FAPESQ), sendo Coordenadora de Programas e Projetos em 2018. Foi Gerente Executiva de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da SEECT (2019-2020), com experiência na área de elaboração, acompanhamento e execução de projetos de pesquisa e  desenvolvimento. Atualmente, atua como Secretária Executiva da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). Como pesquisadora atua nas áreas de concentração: desenvolvimento regional; ciência, tecnologia e inovação; arranjos produtivos locais e desenvolvimento local.

 

 

 

 

 

 

 

 

Gabriel dos Santos Souza Gomes 

Secretario Executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria (SEECT)   

 

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2011), Especialização em Estruturas Algébricas pela Universidade Federal da Paraíba (2013), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2017) e formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio pelo INSPER (2018). É Professor da Educação Básica no Governo do Estado da Paraíba e   atuou como Diretor da Escola Técnica Estadual de Bayeux em 2016. Atuou também como Gerente Operacional de Acompanhamento do Ensino Médio e Coordenador da Comissão Executiva de Educação Integral, coordenando a implantação e expansão das Escolas Cidadãs Integrais na Secretaria de Estado da Educação no período de 2016 a 2019. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Registros de Representação Semiótica, Formulação e Resolução de Problemas, Investigações Matemáticas, Ensino e Aprendizagem de Funções, Tecnologias da Informação e Comunicação. Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática.

 

 

   

Rúbens Freire

Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia

 

Rubens Freire é doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Paraíba. É professor na UFPB onde foi Chefe do Departamento de
Física, Coordenador do Programa de Pós graduação em Física e representante do Centro de Ciências Exatas e da Natureza no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Na administração pública foi Secretário Adjunto da Secretaria da Ciência e Tecnologia de João Pessoa, e Secretário Adjunto de Gestão Governamental e Articulação Política de João Pessoa. E ainda, Rubens Freire dirigiu a Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Arte, instituição a qual coordenou o Grupo de Trabalho que criou o equipamento.