Notícias

PARQUE TECNOLÓGICO HORIZONTES DE INOVAÇÃO

Startups paraibanas tiram dúvidas sobre edital do PTHI nesta quinta

publicado: 16/08/2022 00h00, última modificação: 16/08/2022 12h23
Representantes de empresas interessadas no edital Conectando Startups terão encontro virtual com equipe do Parque Tecnológico
Divulgação

Sede do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação antes da reforma/ foto: Delmer Rodrigues

 

 

 

Renato Félix

 

O Parque Tecnológico Horizontes de Inovação realiza nesta quinta-feira, 18 de agosto, um webinário com representantes de empresas paraibanas sobre o edital Conectando Startups. No encontro, que será realizado por videoconferência às 18h30, o público-alvo poderá tirar suas dúvidas a respeito do edital diretamente com a equipe do Parque Tecnológico. O endereço de acesso é meet.google.com/gef-meea-hiq.

A chamada pública convoca as startups paraibanas a propor soluções e avanços tecnológicos inovadores para a educação e para o turismo paraibanos. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 26 de agosto. Os projetos selecionados deverão receber aporte financeiro de até R$ 150 mil reais, com prazo de execução de até oito meses. A chamada “Desafios Tecnológicos e Inovação – Conectando Startups” é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect) com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), no âmbito do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação.

Cada projeto inscrito deve ser enquadrado nas linhas temáticas: Tecnologias Educacionais e Turismo Sustentável. Serão 20 projetos selecionados no edital. Os projetos voltados para a educação poderão ser testados na práticas nas escolas estaduais, com algumas soluções escolhidas para serem validadas e testadas no ambiente da rede de educação do Estado. No âmbito do turismo sustentável, a ideia é também testar as soluções na prática. E, apesar do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação estar já muito ligado à revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, essas empresas de turismo não precisam atuar necessariamente na região central da capital.

São vários os temas propostos em cada uma das duas áreas do edital. Todos estão discriminados no próprio edital, que pode ser acessado no site da Fapesq-PB.

As startups que podem se inscrever no edital podem ser com ou sem fins lucrativos, estar em qualquer fase de financiamento, devem oferecer valor agregado e soluções sustentáveis para os setores de educação e turismo, ter potencial de escalabilidade e plano de negócios.