Notícias

SNCT 2022

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mostra de empreendedorismo a astronomia

publicado: 16/11/2022 10h48, última modificação: 16/11/2022 11h15
Ações da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia marcaram presença no evento
SNCT

Para o Secretário Claudio Furtado eventos como a SNCT são essenciais para levar ao público em geral a importância da ciência e da tecnologia

Astronomia, computação, matemática e outras faces do conhecimento e da inovação marcaram presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Espaço Cultural, promovida pela Prefeitura de João Pessoa e pelo Governo da Paraíba e levou várias ações da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia para apresentar ao público que frequentou o local entre os dias 9 e 12. Startups em desenvolvimentos do programa Ouse Criar, incubadas no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, um telescópio construído por reeducandos da cadeia da cidade de Esperança e um estande do radiotelescópio Bingo puderam ser conhecidos e visitados pelo público.

“A grande necessidade de ter eventos como esta Semana é levar ao público em geral a importância da ciência e da tecnologia”, disse Cláudio Furtado, secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, na cerimônia de abertura, na quarta-feira à noite. “E nós, que viemos de um momento tão difícil como a pandemia, que fique registrado como foi importante todo o desenvolvimento feito nos laboratórios de pesquisa, que foram as vacinas, que salvaram vidas. Isso fez com que pudéssemos hoje estar aqui, fazendo de forma presencial mais esta Semana”.

O secretário comentou, também, da importância de se introduzir, logo nos anos iniciais do ensino, as noções de programação. “A robótica já está bem segmentada nas redes municipal e estadual de ensino, mas hoje essa questão de ensino da programação é fundamental que comece desde os anos iniciais. Já temos vários programas dentro do nosso Ensino Médio, como o Programe-se, que incentiva meninas em clubes de programação dentro das escolas estaduais, o Ouse Criar, o Desafio Celso Furtado... Todos programas baseados na conexão entre ciência e tecnologia, trazendo para a resolução de problemas da comunidade e do dia-a-dia das pessoas”.

Ele lembrou que, desde 2019, mais de R$ 170 milhões foram investidos em ciência e tecnologia. “O cerne dessa Semana de Ciência e Tecnologia é mostrar ao público o que é feito dentro das universidades, nos institutos de pesquisas, e que pode ser aplicado nas nossas redes de ensino, que pode ser aplicado no dia-a-dia para que as pessoas possam defender a ciência quando ela for atacada”, afirmou. “Ou seja, quando acontecerem cortes na educação e na ciência, como tem acontecido no atual Governo Federal. Que a população aja como em outros países, onde existe uma forte reação da sociedade porque ela sabe da importância da ciência e da tecnologia”.

O projeto Se Liga no Enem, que tem o o objetivo de proporcionar espaço para revisões, práticas laboratoriais, oficinas, atividades culturais e trocas de experiências para os alunos se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também esteve presente na Semana, com uma apresentação especial no sábado, na Sala de Concerto Maestro José Siqueira.

Ouse Criar e PTHI mostram avanços de startups

O Ouse Criar participou ativamente do Espaço Startup, que juntou várias iniciativas voltadas para empreendedorismo e inovação. No primeiro dia, junto com o Sebrae, mostrou os projetos que alunos estão desenvolvendo no programa StartPB e receberam mentoria de pessoas do ecossistema de inovação.

Na sexta, a incubadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação foi apresentada e também os projetos incubados – 12 dessas empresas estão no último dos três anos de jornada no Ouse Criar. “Eles vêm apresentar os resultados dos seus projetos, trocar ideias com o pessoal e mostrar como é o trabalho dentro dessa incubadora”, conta Giovania Lira, coordenadora do Ouse Criar.

Estes projetos são: sobre cooperativismo no Vale do Piancó e valorização da batata doce; reaproveitamento das águas fluviais e cinzas no semiárido paraibano; marketiong para a Associação de Apicultores e Produtores Rurais de Condado; criação de uma agência de empreendedorismo rural em Taperoá; produção de sabonetes aromáticos e medicinais com óleo de cozinha; produção de mel com auxílio de garrafas pet; desenvolvimento de um novo sistema de pagamento para o transporte público em João Pessoa; revitalização da cultura do algodão em Nova Olinda; uma bengala eletrônica para pessoas com deficiência visual; biodigestor em Camalaú; aplicativos para comercialização de produtos agrícolas; turismo sustentável em São Mamede; aplicativo para mobilidade urbana no bairro dos Bancários.

Bingo tem contrato assinado com empresa chinesa

O radiotelescópio Bingo, em processo de instalação no município de Aguiar, teve estande na Semana de Ciência e Tecnologia, e celebrou a assinatura do contrato entre o Governo da Paraíba, por meio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTC), e a empresa CETC54 – Research Institute of China Electronics Technology Group Corporation, para o início da fabricação de equipamentos como os refletores e torres, entre outros, e transferência de tecnologia.

A assinatura deu sequência à transferência da ordem de R$ 12 milhões para a finalização do radiotelescópio, pelo Governo da Paraíba, em dezembro de 2021. A CETC54 é uma empresa chinesa de relevante participação no mercado chinês e mundial, cujas atividades se destacam para estes tipos de demanda. Foi responsável pela construção do maior radiotelescópio do mundo, o Fast, na China, cujo espelho refletor tem 500m de diâmetro. A empresa também se dedica a criar soluções inovadoras na área de telecomunicações como cidades e segurança inteligente.

“O Bingo terá dois espelhos de mais de 40 metros para estudar fenômenos físicos que aconteceram lá nos primórdios do universo”, disse Cláudio Furtado, na abertura da Semana. “Mas esse desenvolvimento do radiotelescópio traz muita tecnologia para o nosso cotidiano”.

Projeto Esperança no Espaço

Telescópios fabricados em Esperança

Também atraiu atenção dos visitantes seis telescópios construídos por reeducandos da cadeia da cidade de Esperança, através do projeto de ressocialização Esperança no Espaço – incluindo um “gigante” medindo 203mm de diâmetro e distância focal de 1.600mm. Uma inovação inédita no país no sistema prisional. O potente telescópio modelo newtoniano refletor, com distância focal de 900mm, bem superior em relação aos vendidos no mercado. Algumas unidades dos telescópios já são usadas por alunos de escolas da cidade.

Na abertura do evento, na quarta, os secretários João Alves de Albuquerque (da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) e Claudio Furtado (da Educação e da Ciência e Tecnologia), assinaram um acordo de cooperação técnica. Assim, a partir de 2023, as escolas de tempo integral da rede estadual de ensino passarão a utilizar esses telescópios e os estudantes terão oportunidade de ter mais conhecimento sobre a astronomia.

 Por: Renato Félix - Assessoria SEC&T