Notícias

MEIO AMBIENTE

Ricardo Galvão fala à Paraíba sobre o Brasil e as mudanças climáticas

publicado: 14/06/2022 00h00, última modificação: 14/06/2022 16h52
Físico, ex-diretor do Inpe, é o convidado da sexta edição do ciclo de lives A Consciência pelo Conhecimento
Divulgação

Ricardo Galvão se tornou importante porta-voz em favor da ciência/ foto: divulgação

 

 

 

Renato Félix

 

O físico Ricardo Galvão, da Universidade de São Paulo, virou uma figura que ultrapassou a bolha da ciência e ficou nacionalmente conhecido quando, à frente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) se tornou um grande porta-voz em defesa da ciência e da importância de se levar em conta os dados e contra o negacionismo – inclusive institucionalizado. Nesta quarta, dia 15, ele conversa com a Paraíba na sexta edição do Ciclo de Lives sobre Mudanças Climáticas: a consciência pelo conhecimento”. A live será transmitida ao vivo, às 18 horas, no canal da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia no YouTube.

O tema desta edição será o Brasil e o desenvolvimento sustentável no atual cenário de aquecimento global. Galvão foi exonerado do Inpe após dados levantados e divulgados pelo instituto a respeito do desmatamento no país não terem agradado ao Governo Federal. Depois disso, seu reconhecimento atingiu diversas formas: foi uma das dez pessoas que mais se destacaram na ciência em 2019, segundo a revista Nature, e também foi homenageado com um bonecão em um bloco de carnaval.

O ciclo de lives é promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia. Após a transmissão ao vivo desta quarta, a live continuará disponível no YouTube no canal da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, assim como as edições anteriores.