Notícias

Projeto

Parque Tecnológico em JP impulsionará revitalização do Centro Histórico

publicado: 24/02/2021 18h35, última modificação: 24/02/2021 18h39
Claudio Furtado e Rubens Freire ressaltaram que o processo exige a cooperação dos governos, setor produtivo, universidades e a população
Secretários Claudio Furtado e Rubens Freire,

Secretário da SEECT Claudio Furtado, Secretário Executivo Rubens Freire, Presidente da Fapesq, Roberto Germano e Grupo de Trabalho da SEC&T em visita técnica ao antigo colégio Nossa Senhora das Neves (Foto: Delmer Rodrigues)

O Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, e o Secretário Executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire destacaram o vínculo entre a instalação do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação e a revitalização do Centro Histórico de João Pessoa. Em live promovida pelo Portal de notícias WS Com na noite de terça-feira, dia 23/02, os secretários dialogaram com a presidente da Associação Comercial da Paraíba, Melca Farias e com a Secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Margareth Diniz.

Os dirigentes da SEECT, Claudio Furtado e Rubens Freire, afirmaram que o processo de revitalização do conjunto do ambiente histórico do Centro de João Pessoa exige a cooperação entre governos, setor produtivo, universidades e a comunidade. Está alicerçado nos pilares de um posicionamento de ressignificação do Centro Histórico e de inovação. Melca Farias acrescentou que estes termos embasam o planejamento de trabalho da Associação Comercial da Paraíba: “A Associação Comercial tem em seu corpo empresas atuantes na área de tecnologia e formamos um Comitê de TI , o qual está à disposição para discutir soluções para instalação do parque tecnológico”, ressaltou a presidente.

A Secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Margareth Diniz afirmou que o Prefeito Cícero Lucena, em harmonia com o Governo do Estado, está interessado na ressignificação do Centro Histórico e que o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação é um anseio antigo da comunidade e de integrantes do ecossistema da inovação. “A chegada do PTHI vai dinamizar essas ações”. “O Parque Tecnológico será um impulsionador (...) Será uma oportunidade de colocar em prática a agenda 2030, aplicando as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustenáveis”. Margareth Diniz ressalta que serão necessárias obras de infraestrutura abrindo espaços para estacionamento, melhorias na iluminação pública e segurança.

Rubens Freire informou que o projeto para implantação do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação está em execução, envolvendo a Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia, no âmbito da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia (SEC&T), a qual constituiu um grupo de trabalho que se debruça sobre o assunto. A SEC&T tem liderado uma série de atividades que promovem o diálogo com integrantes do ecossistema de inovação, tanto da Paraíba quanto de outros estados. 

“Foram realizadas duas oficinas internas reunindo o ecossistema de inovação local tratando dos aspectos de implantação deste Parque Tecnológico e as mesmas terão seguimento. Fizemos reuniões com dirigentes do Parque Tecnológico São José dos Campos [Elso Alberti Junior, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Paulo Giarola, Coordenador Executivo de Negócios); com a Anprotec [Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, Francisco Saboya, Presidente]; e temos contato frequente com os dirigentes do Parque Tecnológico da Paraíba”, salientou Rubens Freire.

De acordo com ambos os secretários, Claudio Furtado e Rubens Freire, o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação é um arranjo que envolve os três setores da tríplice hélice (governos, universidades e produtivo) para impulsionar o desenvolvimento sustentável do Estado da Paraíba e agregar valor ao que se produz localmente para apoiar empresas que atuem na área de inovação tecnológica e possam gerar empregos e recursos. Está em estudo e será tema da próxima oficina interna a formulação a natureza jurídica e o modelo de gestão e do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação.

 

Por Márcia Dementshuk