Notícias

MEIO AMBIENTE

Entidades paraibanas debatem mudanças climáticas em painel nesta quarta e quinta

publicado: 19/07/2022 15h00, última modificação: 19/07/2022 16h34
Evento será realizado no Centro Cultural Ariano Suasuna com palestras, exposições e mesa redonda
Divulgação

Marca do evento que reúne diversas entidades da Paraíba

 

 

 

Renato Félix

 

O primeiro Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas será realizado nesta quarta, 20, e quinta, 21, reunindo diversas entidades para tratar de como a Paraíba está enfrentando os desafios em torno da alteração do clima, que vem atingindo o planeta. O evento é promovido pela Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado (SEC&T) e acontecerá pela manhã e pela tarde no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado, em Jaguaribe, João Pessoa.

Algumas das entidades que participam do evento são a Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, a Sudema, a Assembleia Legislativa, a Prefeitura de João Pessoa, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a Cagepa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Empaer, a Famup, a Embrapa, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e a universidades UFPB, UFCG, UEPB e IFPB.

O painel começa às 8h30, com uma apresentação cultural e depois as entidades vão apresentando suas palestras sobre o tema, trocando informações entre si. Na quinta à tarde, uma mesa redonda vai formar o Comitê Gestor Estadual sobre Mudanças Climáticas e apresentar o Simpósio Nordestino sobre Mudanças Climáticas, a ser realizado em novembro. Do lado de fora do auditório, painéis informativos e produtos paraibanos estarão expostos.

O Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas é uma decorrência da série de lives promovida pela SEC&T que debateu o tema com especialistas brasileiros no tema. Essas lives continuam disponíveis no canal da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia no YouTube, podendo ser assistidas a qualquer momento. 

 

Para assistir ao ciclo de lives:

 

1 – Paulo Artaxo

Professor do Instituto de Física da USP e integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU)

 

2 – Patrícia Pinho

Doutora em ecologia humana pela Universidade da Califórnia e diretora científica adjunta do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam)

 

3 – Clayton Campagnolla

consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)

 

4 – Jean Pierre Ometto

pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

 

5 – Carlos Magno Lima

Professor do IFRN e doutor em ciências climáticas

 

6 – Ricardo Galvão

Professor do Instituto de Física da USP e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais