Notícias

MEIO AMBIENTE

Educação sobre mudanças climáticas é tema de live com Carlos Magno Lima

publicado: 07/06/2022 00h00, última modificação: 07/06/2022 18h34
O professor com doutorado no assunto é o convidado do ciclo de lives da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia
Divulgação

Carlos Magno Lima é autor do livro “Mudanças Climáticas e Ambientais - Contextos Históricos e Educacionais”

 

 

 

Renato Félix

 

As mudanças climáticas já são um tema que atinge a cada um – e, portanto, é preciso que todos estejam informados sobre ela. Mas a verdade é que não só a desinformação ainda é grande como – pior – há uma disseminação de notícias falsas a respeito do assunto. Como a educação pode contribuir nesse cenário é o tema da quinta live do ciclo sobre mudanças climáticas, promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, que será realizada nesta quarta, dia 8, às 18 horas. O convidado é o professor Carlos Magno Lima, do IFRN,e a transmissão pode ser acessada pelo canal da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect) no YouTube.

Lima é físico, doutor em ciências climáticas e autor dos livros “Mudanças Climáticas e Ambientais - Contextos Históricos e Educacionais” e "Ciência Ambiecológica - Por uma Razão Espiritualizada". Ele acredita que o currículo escolar precisa ser modificado para abordar o assunto mais incisivamente. “Devem ser inseridos de forma definitiva na grade curricular os conteúdos diretos e indiretos que são ligados à mudanças do clima”, afirma. “Entretanto, o ensino das mudanças climáticas tem que ir além do ensino em sala de aula. Ele é bem mais amplo, interdisciplinar e fora do formato tradicional. Sobre todos os aspectos a educação tem que sensibilizar os jovens para essa temática”.

Para ele, os exemplos positivo ainda são poucos – e de fora do país. “Temos projetos no Canadá, EUA, China, Austrália...Mas longe de ser em larga escala”, lamenta. De maneira geral, ele também acha que a informação a respeito do tema ainda circula pouco. “Ainda precisa ser ampliada a divulgação para melhorar a compreensão das causas das mudanças climáticas, principalmente a contribuição antrópica”, explica. “Existem alguns avanços, mas ainda são paliativos diante das ações que geram emissões de gases estufa”.

Após a transmissão ao vivo, a live continuará disponível no YouTube da Seect, assim como as edições anteriores do ciclo A ConsCIÊNCIA pelo Conhecimento.