Covid-19

Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste passa por reestruturação

publicado: 25/02/2021 00h00, última modificação: 25/02/2021 11h58
Comitê irá intensificar diálogo com gestores estaduais
Gráficos Boletim 14

Gráficos publicados no Boletim 14 do C4 indicam formação de novo pico de casos confirmado na Paraíba

O Comitê Científico de Combate ao Coronavírus (C4) do Consórcio Nordeste de Governadores reestrutura a sistemática de funcionamento em face do crescimento de contágio e de mortes por covid-19 no Brasil. O cientista Miguel Nicolelis se desligou como co-coordenador do Comitê por motivos pessoais. Os trabalhos têm continuidade sob a coordenação de Sérgio Rezende, ao lado de Carlos Gabas, que foi ministro da Previdência Social por dois períodos, em 2010 e em 2015. A infectologista Priscilla Sá é a representante do Estado da Paraíba.

“O C4 lamenta a saída de Miguel Nicolelis, por razões pessoais, pois ele teve papel fundamental na implantação e funcionamento do Comitê até aqui”, diz o comunicado enviado pelo Comitê. O C4 foi implantado em março de 2020, no início da identificação dos casos de covid-19 no Brasil.

O Presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, Governador do Piauí, manifestou em Nota o "desempenho admirável do cientista Miguel Nicolelis" e agradeceu por sua dedicação à ciência para salvar vidas: "ele desempenhou um trabalho admirável juntamente com os demais integrantes do Comitê, viabilizando a parceria entre os nove estados do Nordeste por um bem comum: a vida do povo nordestino," diz o texto da nota.

O propósito do Comitê de “assessoramento e orientação dos governadores e prefeitos para a melhor tomada de decisões” se mantém. Houve alterações na sistemática de funcionamento e na estrutura dos subcomitês existentes considerando o aumento do número de casos após um período de atenuação e a existência de vacinas para imunizar a população, (embora haja o registro de problemas na distribuição).

Entre outros procedimentos que visam a celeridade nas respostas do Comitê Científico às demandas de combate ao coronavírus, o C4 passará a “estabelecer relação com os governadores a partir de mediação da Secretaria Executiva do Consórcio Nordeste, estimulando os Governadores ou outros gestores dos governos estaduais para enviar questões e desafios para o Comitê Científico”.

Os secretários de saúde e outros gestores, serão convidados, conforme a demanda, para reuniões com o Comitê Científico a fim de possibilitar o levantamento dos principais temas com os quais o Comitê Científico pode contribuir e “pautar a troca de dados e informações que alimentem o trabalho do subcomitê de modelos matemáticos”.

O Projeto Mandacaru, idealizado por Miguel Nicolelis e Sérgio Rezende, estruturado por voluntários, sendo um somatório aos esforços do Comitê Científico, não sofrerá alterações e prossegue os trabalhos operando por meio dos subcomitês temáticos.

O meio de comunicação do C4 com a sociedade será através dos boletins, que já vêm sendo emitidos desde o dia 1º de abril de 2020. No último dia 12 foi publicado o 14º Boletim que ressalta a urgência em conter a nova onda de transmissões e sugere uma série de medidas.

De acordo com o 14º Boletim, o risco epidêmico na Paraíba é alto e há tendência de crescimento da situação de pandemia, do número de internações e do número de mortes. Os gráficos apresentados fornecem evidências de que um novo pico de casos confirmados vai ocorrer devido à segunda onda de casos no Estado. O número de reprodução médio [R(t), indica quantas pessoas um contagiado infecta, em média] da epidemia no Estado da Paraíba, por meio do método Inferência estatística (série de confirmados) do Observatório UFPB é de 1,08.

Por Márcia Dementshuk