Capacitação para produtores e produtoras do Arranjo Produtivo Local de Floricultura

publicado: 21/10/2021 11h19, última modificação: 21/10/2021 11h22
Modulo 1 do curso “Descomplicando a Cadeia Produtiva da Floricultura” chega à 5ª aula
Curso Descomplicando Cadeia Produtiva Flores

Oportunidades para a produção de flores no Brejo paraibano: professora Dra. Márcia Gondim, com a mediação de Laís Barreto

A Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (SEC&T), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, a Prefeitura Municipal de Areia, o Sebrae-PB e a Universidade Federal da Paraíba, promove o curso de capacitação “Descomplicando a Cadeia Produtiva da Floricultura”. A quinta aula do módulo 1 será realizada hoje, às 14h, com transmissão pelo Youtube da FapesqPB. Irá tratar das oportunidades para a produção de flores no Brejo paraibano e será ministrada pela professora Dra. Márcia Gondim, com a mediação da Dra. Laís Barreto, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Areia.  As aulas anteriores podem ser acessadas pelo mesmo canal.

O curso teve início dia 16/09, em modalidade online. É direcionado aos produtores de flores, hortaliças, plantas ornamentais e medicinais na Paraíba ou de outras localidades, visando a ampliação de técnicas para melhorias na produção e formação de uma cultura empreendedora.

A coordenação temática é da pesquisadora Dra. Márcia Gondim; da Dra. Jussara Elen Frazão, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Dra. Laís Barreto. O curso total será realizado em três módulos, cada um com cerca de 9 aulas, abordando os temas: “Desafios da Cadeia Produtiva; Importância do Papel da Mulher na Agricultura Familiar; Situação Atual e Projeções do Mercado; Noções Básicas de Anatomia e Fisiologia Vegetal”, entre outros assuntos.

O Módulo 1 seguirá até meados de novembro. O segundo módulo será de março a junho de 2022; e o terceiro de agosto a novembro de 2022. As aulas são sempre às quintas-feiras, às 14h, online, pelo Youtube da FapesqPB. A coordenação geral do curso é feita por Gabriela de Freitas Xavier, também coordenadora da ação de Fortalecimento do Arranjo Produtivo Local da Floricultura pela SEC&T. O curso é parte desta ação que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento regional.

O gerente executivo da SEC&T, Daniel Benitez, salienta que a escolha desse setor está baseada, especialmente, pela questão de gênero, a inclusão e o empoderamento da mulher. Quase 95% desses trabalhadores na Paraíba são mulheres agricultoras, segundo as coordenadoras temáticas do curso. “Tem outros fatores, como a área bem definida de concentração da atividade, no Brejo, e a possibilidade de que a PB ocupe ou recupere o mercado”. A estrutura desse arranjo está sendo trabalhada desde a base. “Independente de ser familiar ou uma grande empresa agrícola, se o setor não for analisado como cadeia, não se vai articular nada que tenha futuro”, complementa Benitez.

As participações são gratuitas. O curso oferece certificado para participação efetiva de 75% da programação completa. Durante a aula será disponibilizado formulário para registro na lista de presença. Para mais informações, escreva para gabriela.xavier@see.pb.gov.br.

Márcia Dementshuk  - Assessoria SEC&T